14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

INJÚRIA RENAL AGUDA SECUNDÁRIA À RABDOMIÓLISE POR PICADA DE ABELHAS: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Rabdomiólise é causa freqüente de injúria renal aguda (10 a 30% dos casos), em geral causada por eventos traumáticos, mas também pode decorrer de causas não traumáticas, como ataques maciços de abelhas, que também podem provocar lesão renal a partir de outros mecanismos como hemólise, hipotensão e toxicidade direta. Há poucos casos relatados na literatura, mas trata-se de quadros muitas vezes dramáticos e com alta taxa de morbimortalidade.

Objetivos

Descrever a repercussão clínica de acidentes com abelhas e destacar a necessidade da abordagem clínica precisa.

Delineamento/Métodos

RELATO DE CASO

Resultados

Homem, 87, admitido em unidade de nefrologia após ataque maciço de abelhas. Encontrava-se desidratado (+/4) e apresentou eritrodermia em tórax e edema palpebral bilateral. À ausculta torácica notaram-se murmúrios vesiculares difusamente reduzidos e sopro diastólico em foco mitral (++++/6). Os exames laboratoriais evidenciaram leucocitose (15.600/mm3), plaquetopenia (121.000/mm3), elevação de creatinina (Cr): 9,91mg/dL, ureia (Ur): 249mg/dL, potássio (K): 6,9mEq/L e creatina quinase (CK): 7300U/L, e hemoglobinúria (++/3). Foi diagnosticado com Insuficiência Renal Aguda decorrente de rabdomiólise, por sua vez causada pelo ataque de abelhas. A conduta terapêutica adotada foi a terapia renal substitutiva dialítica, apresentando resultados após a primeira sessão (Cr: 6,55mg/dL; Ur: 167mg/dL; K: 5,1mEq/L; CK: 1080U/L). Permaneceu em hemodiálise diária e recebeu alta hospitalar após 11 dias com os seguintes índices: Cr: 3,7mg/dL; Ur: 58mg/dL; K: 4,4mEq/L; CK: 105U/L. Fez acompanhamento ambulatorial posteriormente.

Conclusões/Considerações finais

O veneno de abelha tem potencial de causar danos graves ao organismo, e a dimensão desse dano é relacionada ao número de picadas. Em ataques maciços, a insuficiência renal aguda induzida por rabdomiólise tem elevada morbimortalidade. Há ainda fatores complicadores como hipotensão arterial, hemólise, coagulopatia e nefrotoxicidade. A abordagem adequada com intervenção precoce é fundamental para evitar repercussões ainda mais graves. Além da hidratação venosa agressiva, a conduta também inclui a remoção precoce dos ferrões, pois maior é a quantidade de veneno inoculado quanto mais longa for sua permanência. Mesmo quando o paciente já apresentar sinais avançados de IRA é importante atentar-se para o diagnóstico adequado do quadro para que o manejo seja o mais rápido e correto possível, visando garantir melhor prognóstico.

Palavras Chaves

injúria renal aguda, rabdomiólise, acidentes com abelhas

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de São João del Rei - Minas Gerais - Brasil

Autores

Camila Cristeli de Oliveira Silva e Teles, Letícia Possas Spangler, Alexandre Nunes Pessoa