14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

TOFO GOTOSO EM PANTURRILHAS EM PORTADOR DE ARTRITE GOTOSA CRÔNICA

Fundamentação/Introdução

A gota é uma doença metabólica que acomete, principalmente, homens de meia idade e mulheres na pós-menopausa. Classicamente apresenta-se como: artrite aguda e, geralmente, monoarticular, período intercrítico e gota tofácea crônica, associados à hiperuricemia e à presença de cristais de monourato de sódio (MUS) nos tecidos conjuntivos, articulações e nos rins,que resultam nos tofos.

Objetivos

Descrever um caso atípico de paciente portador de gota tofácea crônica com tofos gotosos na região das panturrilhas

Delineamento/Métodos

RELATO DE CASO

Resultados

Paciente do sexo masculino, 57 anos de idade, pardo, hipertenso, ex-etilista, portador de gota tofácea crônica diagnosticada há 10 anos, sem tratamento. Procurou ambulatório devido à presença de poliartrite e nódulos em mãos, pés e na região das panturrilhas, dolorosos à palpação, de início insidioso, que evoluíram para placa de consistência endurecida. Foram feitos exames laboratoriais com resultados de Fator Reumatóide e FAN (Fator anti-nuclear) negativos, ácido úrico de 10 mg/dl, PCR 12, VHS 54 mm/h, hemograma e glicemia normais. Além disso, realizou-se radiografia das pernas na qual mostrou calcificações em partes moles nas panturrilhas e biópsia de fragmento cutâneo desta região esquerda resultando em tofo gotoso. Foi iniciado esquema terapêutico com colchicina 0,5 mg duas vezes ao dia, antiinflamatórios não hormonais e alopurinol 100 mg ao dia, sem melhora. Houve mudança do esquema para tocilizumabe mensal, biológico inibidor da IL-6 (Interleucina) na dose de 8mg/kg, IV. O uso da atual medicação proporcionou melhora clínica e laboratorial, com redução da artrite e da atividade inflamatória.

Conclusões/Considerações finais

A hiperuricemia não tratada, em longo prazo, pode levar à formação de depósitos de cristais de urato monossódico nas cartilagens, articulações, tendões e partes moles. O tratamento da gota consiste no uso de colchicina nas crises e anitinflamatórios ou corticóides. O alopurinol é utilizado como hipouricemiante e na prevenção e tratamento dos tofos. Existem estudos off-label do uso de drogas biológicas inibidoras das IL-1 e IL-6 (interleucinas) quando não houver resposta adequada aos medicamentos tradicionais.

Palavras Chaves

Gota, hiperuricemia, tofos

Área

Clínica Médica

Instituições

AMBULATÓRIO DE REUMATOLOGIA DA FAMENE NO HOSPITAL SANTA ISABEL - Paraíba - Brasil

Autores

CAROLINE CARDOSO DA COSTA, VICTOR LUCENA DE LEMOS, RENATA LIMA MEDEIROS, ANDRÉ CHAVES DE MIRANDA, KARLA VALERIA MIRANDA DE CAMPOS