TOFO GOTOSO EM PANTURRILHAS EM PORTADOR DE ARTRITE GOTOSA CRÔNICA
A gota é uma doença metabólica que acomete, principalmente, homens de meia idade e mulheres na pós-menopausa. Classicamente apresenta-se como: artrite aguda e, geralmente, monoarticular, período intercrítico e gota tofácea crônica, associados à hiperuricemia e à presença de cristais de monourato de sódio (MUS) nos tecidos conjuntivos, articulações e nos rins,que resultam nos tofos.
Descrever um caso atípico de paciente portador de gota tofácea crônica com tofos gotosos na região das panturrilhas
RELATO DE CASO
Paciente do sexo masculino, 57 anos de idade, pardo, hipertenso, ex-etilista, portador de gota tofácea crônica diagnosticada há 10 anos, sem tratamento. Procurou ambulatório devido à presença de poliartrite e nódulos em mãos, pés e na região das panturrilhas, dolorosos à palpação, de início insidioso, que evoluíram para placa de consistência endurecida. Foram feitos exames laboratoriais com resultados de Fator Reumatóide e FAN (Fator anti-nuclear) negativos, ácido úrico de 10 mg/dl, PCR 12, VHS 54 mm/h, hemograma e glicemia normais. Além disso, realizou-se radiografia das pernas na qual mostrou calcificações em partes moles nas panturrilhas e biópsia de fragmento cutâneo desta região esquerda resultando em tofo gotoso. Foi iniciado esquema terapêutico com colchicina 0,5 mg duas vezes ao dia, antiinflamatórios não hormonais e alopurinol 100 mg ao dia, sem melhora. Houve mudança do esquema para tocilizumabe mensal, biológico inibidor da IL-6 (Interleucina) na dose de 8mg/kg, IV. O uso da atual medicação proporcionou melhora clínica e laboratorial, com redução da artrite e da atividade inflamatória.
A hiperuricemia não tratada, em longo prazo, pode levar à formação de depósitos de cristais de urato monossódico nas cartilagens, articulações, tendões e partes moles. O tratamento da gota consiste no uso de colchicina nas crises e anitinflamatórios ou corticóides. O alopurinol é utilizado como hipouricemiante e na prevenção e tratamento dos tofos. Existem estudos off-label do uso de drogas biológicas inibidoras das IL-1 e IL-6 (interleucinas) quando não houver resposta adequada aos medicamentos tradicionais.
Gota, hiperuricemia, tofos
Clínica Médica
AMBULATÓRIO DE REUMATOLOGIA DA FAMENE NO HOSPITAL SANTA ISABEL - Paraíba - Brasil
CAROLINE CARDOSO DA COSTA, VICTOR LUCENA DE LEMOS, RENATA LIMA MEDEIROS, ANDRÉ CHAVES DE MIRANDA, KARLA VALERIA MIRANDA DE CAMPOS