Tamponamento cardíaco no paciente com pericardite urêmica - Relato de Caso
A pericardite urêmica ocorre em torno de 10 a 20% dos pacientes em diálise, sendo que a metade desenvolverá tamponamento cardíaco, o qual se constitui numa emergência médica. A pericardite urêmica é uma complicação da insuficiência renal crônica. Diálise inadequada, infecções (incluindo a tuberculose), anticoagulação sistêmica, hiperparatireodismo secundário, uso de minoxidil e doenças coronarianas têm sido implicadas como fatores desencadeantes para o surgimento de pericardite com tamponamento cardíaco em renal crônico.
Verificar a apresentação clínica e a evolução do tamponamento cardíaco no paciente urêmico.
W.L.B, masculino, 45 anos, cor parda, casado, portador de Diabetes Melito tipo II há 20 anos, evoluindo com Nefropatia Diabética e Doença Renal Crônica classe V, realizando terapia renal substitutiva há 3 anos e meio. O mesmo apresenta hipertensão arterial de difícil controle. Procurou o serviço de doenças renais do norte do tocantins com sintomas de hipotensão arterial (110 x 70 mmHg- deitado) e ao exame físico apresentou turgência de jugular e abafamento das bulhas cardíacas. Encaminhado para internação no Hospital de referência do norte do Tocantins, sendo solicitado exames laboratoriais e ecocardiograma de urgência, que evidenciou derrame pericárdico importante e sinais sugestivos de tamponamento. Após realizar ecocardiograma foi solicitado a avaliação e intervenção pela equipe de cirurgia torácica. Exames laboratorias como: Ureia 175 mg/dl; Creatinina: 14,78 mg/dl; Sódio: 137 mEq/l; Potássio: 5,60 mEq/l. A cirurgia torácica solicitou radiografia de tórax e realizou a pericardiocentese guiada por USG (250ml de líquido serossanguinolento).
O paciente permanece com dreno pericárdico, que foi produtivo cerca de 240 mL e realizada nova radiografia de tórax e novo ecocardiograma que evidenciou uma fração de ejeção de 60%, espessura importante do septo do ventrículo esquerdo, aumento discreto do átrio esquerdo e derrame pericárdico discreto, valvas todas normais e derrame pleural a direita. Sendo realizada retirada do dreno. Após quatro dias de internação, paciente estável e com melhora dos sintomas recebeu alta hospitalar.
No tamponamento pericárdico secundário à pericardite urêmica, os sintomas e os sinais da apresentação podem ser variados, sujeitando elevada suspeição clínica por parte do médico para obter diagnóstico. O tratamento de escolha na emergência médica para tamponamento cardíaco que evolui com choque cardiogênico é a pericardiocentese.
Pericardite; Tamponamento cardíaco; Uremia;
Clínica Médica
Centro Universitário Norte Brasil - ITPAC - Tocantins - Brasil
Ana Barbara Feliciano Souza Santos, Mohammed Damasceno Guimarães, Gustavo Gonçalves Martins de Oliveira, Mateus Rodrigues Carvalho, Leandro Basniak