14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Paciente com Síndrome de Sjögren e hipocalemia de causa inesperada

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Sjögren é uma doença inflamatória autoimune caracterizada por acometimento progressivo das glândulas exócrinas acompanhada de várias manifestações extra-glandulares. O acometimento renal é caracterizado por acidose tubular renal distal, sendo a hipocalemia o distúrbio eletrolítico mais associado. A paralisia periódica hipocalêmica é uma complicação potencialmente grave dessa síndrome.

Objetivos

Apresentar o caso de uma paciente de sexo feminino de 43 anos com diagnóstico de Síndrome de Sjögren e hipocalemia de causa inesperada.

Delineamento/Métodos

Paciente previamente portadora de hipertensão arterial sistêmica apresentava história de artrite simétrica em interfalangeanas proximais com rigidez matinal e boca seca há 1 ano. Foi diagnosticada com Síndrome de Sjögren (hipertrofia de parótidas, queixas de olhos e boca seca, teste fluxo salivar inferior a 0,1ml/min e anti-Ro em altos títulos) secundário a Doença Mista do Tecido Conjuntivo. Durante acompanhamento ambulatorial foi identificado hipocalemia sintomática com fraqueza muscular importante, com necessidade de internamento em duas ocasiões para reposição de potássio venoso. Na investigação foi identificado alcalose metabólica e hipertensão de difícil controle.

Resultados

Solicitado Tomografia Computadorizada de abdome com contraste que evidenciou lesão expansiva na adrenal direita hipodensa, sólida, de contornos regulares medindo 3,2 x 2,6 x 2,2 cm³, com aspecto sugestivo de Adenoma. A atividade plasmática da Renina foi de resultado 0,1ng/mL/H, a Aldosterona plasmática de 38,5 ng/dL e uma relação Aldosterona/Renina de 385, corroborando o diagnóstico de Hiperaldosteronismo Primário. A paciente foi submetida à Adrenalectomia minimamente invasiva, evoluindo com melhora da Hipertensão e hipocalemia, e histopatológico da lesão confirmou Adenoma de Adrenal.

Conclusões/Considerações finais

Pacientes com síndrome de Sjögren podem cursar com hipocalemia devido à acidose tubular renal. Há na literatura relatos freqüentes de paralisia hipocalêmica nesses pacientes devido ao acometimento renal. A paciente relatada apresentou hipocalemia sintomática não relacionada diretamente à Síndrome de Sjögren. A causa do distúrbio hidro-eletrolítico foi um Adenoma Adrenal causando Hiperaldosteronismo Primário. Apesar do Hiperaldosteronismo Primário ser uma causa clássica de hipocalemia, não identificamos na literatura a associação com a síndrome de Sjögren.

Palavras Chaves

Síndrome de Sjögren; Hipopotassemia; Acidose Tubular Renal Distal; Adenoma; Hiperaldosteronismo Primário

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Oswaldo Cruz - Pernambuco - Brasil

Autores

Helena Carvalho Moura, Artur de Sousa Medeiros, Camila Caires Alvino de Lima, Carla Denise Ferreira de Moura, Pedro Alves da Cruz Gouveia