14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

VULVITE SECUNDÁRIA A LES E SAAF

Fundamentação/Introdução

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cuja etiopatogenia envolve múltiplos genes, fatores hormonais e ambientais, podendo ter sintomas com o aparecimento lento ou rápido. Apresenta-se em duas formas, a cutânea e a sistêmica e seus sintomas podem surgir em diferentes partes do corpo, dependendo do autoanticorpo que está presente.
Uma das manifestações do Lupus é a Nefrite Lúpica, que pode-se apresentar de forma clínica ou laboratorial. Na nefrite ocorre proteinúria, o que leva a uma hipoalbuminemia, reduzindo a pressão oncótica e levando a edema , onde nesse caso, levou à um quadro de vulvite.

Objetivos

Analisar as manifestações clínicas apresentadas por paciente com diagnóstico de LES e SAAF, com quadro de hipoalbuminemia levando a vulvite.

Delineamento/Métodos

A.B.F.S, 18 anos, sexo feminino, em consulta relatou ITU de repetição sendo tratada nesse último episódio com Ciprofloxacino . Após o inicio do tratamento instalou-se uma mucosite intensa com dor a deglutição. Além disso, paciente alegou que há três meses vinha apresentando linfadenomegalia bilateral, dor articular em cotovelo e falanges bilateralmente e dores musculares generalizadas, porém com mielograma negativo descartando a suspeita de linfoma. Ao final da consulta foi solicitado exames para uma então suspeita de colagenose.

Resultados

Após uma semana, com o resultado dos exames, foi fechado o diagnostico de Lúpus Eritematoso Sistêmico. A paciente evoluiu com derrame pericárdico, e posteriormente Tromboembolismo Pulmonar, sendo diagnosticada também com Síndrome do Anticorpo Antifosfolipídeo, evoluiu com hipoalbuminemia, instalando-se um quadro de vulvite.

Conclusões/Considerações finais

A manifestação de vulvite no Lúpus Eritematoso Sistêmico é de rara ocorrência, pode estar relacionada à hipoalbuminemia e complicações do LES como SAAF. Após estabilização do quadro a paciente teve boa evolução e regressão da vulvite.

Palavras Chaves

LES Lupus SAAF Vulvite Hipoalbuminemia Nefrite Lúpica

Área

Clínica Médica

Instituições

Unifenas Alfenas - Minas Gerais - Brasil

Autores

João Victor Ferreira Neto, Jessica Paula Silveira, Jessica Brandani Costa Santos, Mariani Ghizzi, Adrian Nogueira Bueno