14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS VÍTIMAS DE RAIVA NO BRASIL, 2011-2016

Fundamentação/Introdução

A raiva é a doença mais comum causada por animais como o gato, cachorro e morcego, que, segundo a Organização Mundial de Saúde, se trata de uma zoonose silenciosa que mata cerca de 55 mil pessoas por ano. Na América Latina, o cão é o animal que mais transmite esse vírus, entretanto, merece destaque o morcego por se tratar de um animal transmissor com grandes índices de casos na região amazônica.

Objetivos

O objetivo do estudo consiste em delinear o perfil de vítimas de acidentes com animais que foram infectadas com o vírus da raiva humana no Brasil no período de 2011/2016.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo de abordagem quantitativa, do tipo descritivo e de caráter temporal. Foram estudadas as informações do Sistema de Informações Hospitalares (SIH) obtidas a partir da consulta à base eletrônica do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Foram utilizadas as hospitalizações em decorrência das internações pelo vírus da raiva que foram sinalizadas como “Morbidade Hospitalar do SUS (SIH/SUS)”. Para sua execução, foram utilizados dados a partir de janeiro de 2011 até dezembro de 2016 com abrangência geográfica Brasil por Região e UF.

Resultados

No período de 2011 a 2016, as vítimas de raiva totalizaram 338 internações nacionais, onde 71,6% (242) delas se localizaram na região Nordeste do país. Os homens representaram a maioria dos hospitalizados com 56,2% e a faixa etária infantil recebeu destaque com 39,3% dos internados sendo crianças de até 9 anos. Dentro dessa categoria, 51,8% delas tinham menos de 1 ano. A média de estadia de cada paciente no hospital foi de 11,7 dias, correspondendo um gasto por pessoa de, aproximadamente, 1.930 reais. Nesses 6 anos, o custo total das vítimas de raiva foi de mais de meio milhão, cerca de 650.000 reais. Vale ressaltar que, a taxa de mortalidade encontrada foi de 5,62%, segundo registros. Fato este que evidencia a subnotificação dos casos, já que a doença apresenta elevadíssima mortalidade.

Conclusões/Considerações finais

A raiva atinge, principalmente, o sexo masculino e crianças, sendo a faixa etária de até 1 ano a mais acometida neste último grupo. Além disso, apresenta um alto custo para saúde pública tornando-se, então, um agravo para a mesma.

Palavras Chaves

Raiva; Hidrofobia; Zoonose.

Área

Clínica Médica

Instituições

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil

Autores

Raquel Campos dos Santos, Jade Carvalho Matos, Victor Sanches Dantas Ribeiro, Mariana Wanderley de Araújo, André Dantas Zimmermann