14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: SEMINOMA MISTO

Fundamentação/Introdução

O Seminoma é um germinoma dos testículos. É um tipo de câncer testicular que se acredita ser originado do epitélio germinativo dos túbulos seminíferos. Representa 30 a 40% dos tumores testiculares, ocorrendo numa faixa etária 10 anos superior àquela da maior parte dos tumores testiculares.

Objetivos

Relatar a ocorrência do caso de seminoma.

Delineamento/Métodos

Análise de prontuários.

Resultados

Paciente jovem ,26 anos, em tratamento quimioterápico para CA de testículo, apresentou hoje cefaleia e turvação visual importante, evoluindo com crise convulsiva, sem história de episódios prévios. Paciente evoluiu com hemiparesia esquerda. Foi solicitado uma tomografia de crânio que evidenciou duas lesões em lobo occipital, compatível com metástase. Paciente faleceu dois dias depois sem possibilidade de realizar outras medidas terapêuticas.

Conclusões/Considerações finais

O seminoma é um tipo de câncer que as metástases ocorrem com mais frequência pra a região torácica(pulmão) e abdominal( principalmente linfonodos), a taxa de metástase cerebral se mostra baixa, em torno de 10%, quando ocorre é sinal de mal prognostico. A principal apresentação da metástase cerebral são convulsões, paresias faciais, cefaleia de grande intensidade, elas ocorrem mais comumente na região parietal e são lesões múltiplas.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

Ana Emilia Almeida Chaves, Matheus Caique Gomes Pimenta, Luiza Elias Morato, Antônio Carlos Jorge Miziara