14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose Multissítio com Linfopenia

Fundamentação/Introdução

Tuberculose multissítio com linfopenia

Objetivos

Compartilhar apresentação rara de tuberculose

Delineamento/Métodos

Relato de caso

Resultados

JAS, 40 anos, queixa de Tosse seca há 4 meses associado a perda de 14 kg no período, dor torácica a direita, febre vespertina e sudorese noturna, taquipneico e taquicardico. Nega tabagismo e exposição à biomassa.
Radiografia de tórax realizada na internação evidenciou derrame pleural bilateral. Na tomografia de tórax, além do derrame pleural bilateral e espessamento pleural a esquerda, foi visualizado imagem de árvore em brotamento, além de linfonodomegalia mediastinal, derrame pericárdico e ascite. Ultrassonografia do pescoço evidenciou linfonodos aumentados em região supraclavicular.
Realizada toracocentese com retirada de 1 litro de líquido turvo a esquerda e 20 mL de líquido citrino a direita. Citologia diferencial com 96% de Linfócitos e 1% de Células mesoteliais. Exsudato pelos Critérios de Light. Cultura e citologia oncótica do líquido pleural negativas. A biopsia de pleura que mostrou uma pleurite Granulomatosa e pesquisa de BAAR pelo Ziehl – Neelsen positivas.
Manteve durante internação uma anemia hipocrômica e microcítica, além do aumento de bastões, linfopenia e plaquetose. A linfopenia apresentada pelo paciente é fenômeno raro pois a tuberculose apresenta uma resposta inflamatória de reação tardia tipo IV com recrutamento de linfócitos. Devido a alterações hematológicas não comuns na tuberculose suspeitou-se da presença de uma gamopatia associada. Foi realizado eletroforese de proteína e de hemoglobina, as quais não mostraram alterações. Para descartar anemia hemolítica causada pela Rifampicina foram solicitados Coombs direto, LDH e bilirrubinas, todos normais. Foi afastada comorbidade reumatológica com FAN e fator reumatoide negativos.
Paciente evoluiu com quadro febril após 2 semanas do início do Coxcip. A febre foi associada ao processo inflamatório pleural, sendo iniciada Prednisona 40 mg/dia. Após início da Corticoterapia a febre cessou e paciente evoluiu com ganho de peso, recebendo alta hospitalar e mantendo acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

Tuberculose multissítio predominantemente serosa com manifestação atípica hematológica e resposta a corticoterapia

Palavras Chaves

Tuberculose pleural
Linfopenia

Área

Clínica Médica

Autores

carolina Nilo de Santana, Maria Luiza Doria Almeida, Larissa Tiziane de Almeida, Ana Patricia Almeida Santana, George André Almeida de Araujo