Tuberculose Multissítio com Linfopenia
Tuberculose multissítio com linfopenia
Compartilhar apresentação rara de tuberculose
Relato de caso
JAS, 40 anos, queixa de Tosse seca há 4 meses associado a perda de 14 kg no período, dor torácica a direita, febre vespertina e sudorese noturna, taquipneico e taquicardico. Nega tabagismo e exposição à biomassa.
Radiografia de tórax realizada na internação evidenciou derrame pleural bilateral. Na tomografia de tórax, além do derrame pleural bilateral e espessamento pleural a esquerda, foi visualizado imagem de árvore em brotamento, além de linfonodomegalia mediastinal, derrame pericárdico e ascite. Ultrassonografia do pescoço evidenciou linfonodos aumentados em região supraclavicular.
Realizada toracocentese com retirada de 1 litro de líquido turvo a esquerda e 20 mL de líquido citrino a direita. Citologia diferencial com 96% de Linfócitos e 1% de Células mesoteliais. Exsudato pelos Critérios de Light. Cultura e citologia oncótica do líquido pleural negativas. A biopsia de pleura que mostrou uma pleurite Granulomatosa e pesquisa de BAAR pelo Ziehl – Neelsen positivas.
Manteve durante internação uma anemia hipocrômica e microcítica, além do aumento de bastões, linfopenia e plaquetose. A linfopenia apresentada pelo paciente é fenômeno raro pois a tuberculose apresenta uma resposta inflamatória de reação tardia tipo IV com recrutamento de linfócitos. Devido a alterações hematológicas não comuns na tuberculose suspeitou-se da presença de uma gamopatia associada. Foi realizado eletroforese de proteína e de hemoglobina, as quais não mostraram alterações. Para descartar anemia hemolítica causada pela Rifampicina foram solicitados Coombs direto, LDH e bilirrubinas, todos normais. Foi afastada comorbidade reumatológica com FAN e fator reumatoide negativos.
Paciente evoluiu com quadro febril após 2 semanas do início do Coxcip. A febre foi associada ao processo inflamatório pleural, sendo iniciada Prednisona 40 mg/dia. Após início da Corticoterapia a febre cessou e paciente evoluiu com ganho de peso, recebendo alta hospitalar e mantendo acompanhamento ambulatorial.
Tuberculose multissítio predominantemente serosa com manifestação atípica hematológica e resposta a corticoterapia
Tuberculose pleural
Linfopenia
Clínica Médica
carolina Nilo de Santana, Maria Luiza Doria Almeida, Larissa Tiziane de Almeida, Ana Patricia Almeida Santana, George André Almeida de Araujo