14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CARDIOMIOPATIA DE TAKOTSUBO: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A cardiomiopatia de Takotsubo (TCM) é uma condição de urgência clínica caracterizada por disfunção sistólica transitória de segmentos do ventrículo esquerdo na ausência de doença arterial coronariana obstrutiva. Sendo mais prevalente em mulheres, mas com etiologia ainda desconhecida, a TCM é subdiagnosticada, sendo o diagnóstico realizado durante a internação em apenas um de cada cinco casos admitidos.

Objetivos

Utilizar relato de doença rara, visando difundir seu conhecimento a fim de aumentar a sensibilidade à sua suspeição e diagnóstico.

Delineamento/Métodos

Estudo descritivo tipo relato de caso.

Resultados

Paciente, feminina, 67 anos, deu entrada em serviço de referência local com quadro de dor torácica retroesternal severa irradiando para membro superior esquerdo, com pressão arterial de 160x100mmHg e dispneia em repouso, paciente encontrava-se ainda em estado de torpor e com palidez acentuada. A ausculta cardíaca revelou bulhas rítmicas, ausência de sopros e taquicardia. Segundo relato da filha, a paciente encontrava-se em estresse emocional após a morte de familiar. Primeiramente, foi medicada com dipirona sódica e solicitou-se eletrocardiograma (ECG), creatinofosfoquinase (CK) e a sua fração MB (CK-MB), troponina e raio-X de tórax (RXT). O ECG mostrou ritmo sinusal e alterações difusas da repolarização ventricular, o RXT evidenciou coração de volume normal, aorta e circulação pulmonar sem alterações, além disso, os exames laboratoriais indicaram alteração das enzimas cardíacas. Sendo assim, foi requisitado um cateterismo cardíaco com cineangiocoronariografia e venticulografia indicando artérias coronárias normais e hipocinesia apical demonstrando TCM em ponta de ventrículo esquerdo. Paciente manteve-se em unidade de terapia intensiva por dois dias fazendo uso de carvedilol 3,125mg/dia,captopril 25mg 2vezes/dia, ácido acetilsalicílico 100mg/dia, sinvastatina 40mg/dia e heparina sódica 5000 ui/0,25mL 1 ampola 3 vezes/dia, além de protetor gástrico e analgésico se necessário. Repetiu-se ECG, RXT, CK-MB, magnésio, potássio, sódio, cálcio iônico, duas vezes por dia, até ser perceptível a normalização das enzimas cardíacas. Após 6 dias paciente nega quadro de dor torácica e apresenta bom estado geral mantendo-se o uso de carvedilol, captopril, sinvastatina e ácido acetilsalicílico.

Conclusões/Considerações finais

A despeito da sua gravidade, a TCM é transitória e o tratamento é essencialmente baseado em medidas de suporte hemodinâmico, pacientes que se recuperaram da fase aguda da doença têm um desfecho favorável.

Palavras Chaves

Cardiomiopatia de takotsubo, cardiomiopatia induzida por estresse, síndrome do coração partido, síndrome do baloneamento apical, disfunção ventricular esquerda

Área

Clínica Médica

Autores

MARIELLE CRISTINE DE CARVALHO DANTAS, KLISMMAN MARINHO LINS SOBREIRA, GUILHERME VINÍCIUS OLIVEIRA MENDES, FELIPE BRUNO MARINHO LINS SOBREIRA, PAULO TADEU DE CARVALHO BAYMA