14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO MOTORA EM ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE JOUBERT – UM ENSAIO CLÍNICO.

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Joubert é um transtorno autossômico recessivo que caracteriza-se pela malformação rara do cérebro e apresenta alterações no sistema nervoso central, ocular, renal e retardo no desenvolvimento neuropsicomotor. É uma doença rara, com prevalência de 1/100.000 nascidos vivos com prognóstico variável de acordo com sua apresentação e o tratamento resume-se a abrandar os sintomas.

Objetivos

Analisar um programa de intervenção motora implementado em um adolescente de 13 anos diagnosticado com Síndrome de Joubert para avaliar sua evolução.

Delineamento/Métodos

Elaborou-se um ensaio clínico com um plano de intervenção motora verificando as funções – motricidade fina e global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial e temporal e lateralidade – do adolescente antes e após a intervenção. O participante não possui outras comorbidades e frequenta uma instituição filantrópica de excepcionais, em uma cidade no interior do Rio Grande do Sul. Primeiramente, foi utilizada a Escala de Desenvolvimento Motor para identificar alterações do desenvolvimento pessoal e perturbações na coordenação motora. O programa instalado para o estudo consiste em jogos, atividades físicas, esportes e tarefas com materiais que priorizam as funções supracitadas. Foram realizados 30 encontros de 45 minutos cada, em um período de 3 meses. Após isto, nova avaliação foi realizada.

Resultados

Observou-se ganho na idade motora geral de 6 meses, sendo a organização espacial o domínio que houve relevância estatística. Na primeira avaliação esta função correspondia a 24 meses de idade motora e na segunda avaliação evoluiu para 60 meses. A lateralidade que mostrava-se indeterminada na primeira avaliação, na segunda, demonstrou-se destro. Os demais aspectos avaliados não apresentaram alterações.

Conclusões/Considerações finais

Houve benefício para este paciente no domínio de organização espacial, característica indispensável para que o indivíduo planeje, preveja e antecipe ações. O desenvolvimento deste aspecto também reduz limitações proporcionando autonomia e maior qualidade de vida. É importante enfatizar que a intervenção motora realizada é segura, demonstra bons resultados e não traz prejuízos ao paciente. Os resultados obtidos servirão de referência para futuras pesquisas, assim como auxiliarão no tratamento dessa síndrome.

Palavras Chaves

Síndrome de Joubert. Avaliação Motora. Intervenção Motora.

Área

Clínica Médica

Autores

Echiley Bardini Mendes, Ana Carina Reichow Bandeira de Caldas, Renata da Rocha Ramos, Izabel Andrade, Francisco Rosa Neto