14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Boerhaave: ruptura espontânea do esôfago em jovem previamente hígido

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Boerhaave, ruptura espontânea do esôfago, constitui patologia rara, com incidência de 3,1 por 1.000.000 por ano e com alta morbimortalidade, sendo o risco de morte superior a 50% quando passadas as primeiras 24 horas do início do quadro.

Objetivos

Relato de caso de paciente jovem previamente hígido com diagnóstico de Síndrome de Boerhaave.

Delineamento/Métodos

Homem, 27 anos, sexo masculino, sem comorbidades ativas, frequentador assíduo de atividades de musculação, com uso de anabolizantes: Decadurabolin, Cipionato, Boldenona, Enantato e Clenbuterol (inalatório); evolui com quadro de dor abdominal tipo cólica, náuseas, diarreia, 1 episódio de êmese com posterior síncope, e febre não aferida, e que em 24 horas evoluíram com piora da dor abdominal, sudorese, desconforto respiratório, diminuição da diurese, agitação psicomotora e taquicardia. Além de ao exame físico encontrar-se com pressão arterial inaudível e ausculta pulmonar abolida em terço médio e base de hemitórax à esquerda.
Foi iniciada medidas clínicas de inserção em protocolo de sepse com medidas para tal, intubação orotraqueal e drenagem de tórax à esquerda que apresentou débito de 2.880 mL imediato e mais 3.550 mL nas próximas 24 horas de aspecto achocolatado (empiema / exsudato).

Resultados

A hipótese de ruptura esofágica não foi confirmada por teste de azul de metileno, porém devido ao quadro clínico deteriorando foi optado heroicamente por Endoscopia Digestiva Alta onde foi constatado perfuração em esôfago distal de aproximadamente 4 cm em parede lateral esquerda sendo o cliente submetido à cerclagem esofágica, gastrostomia e drenos torácicos. Durante a internação, apresentou diversas intercorrências: lesão renal aguda com necessidade de hemodiálise, insuficiência hepática, parada cardio-respiratória e diversos processos infecciosos e abordagens cirúrgicas. Alta Hospitalar em 139 dias com dieta oral e deambulando.

Conclusões/Considerações finais

A Síndrome de Boerhaave, doença de manifestação aguda, configura uma urgência esofágica rara e necessita de diagnóstico e terapêuticas rápidas e adequadas a fim de minimizar os riscos ao paciente. O caso em questão demonstra a importância de tais itens e também da importância do trabalho multiprofissional na reabitação de clientes envolvidos em patologias graves.

Palavras Chaves

Síndrome de Boerhaave; Doenças do Esôfago; Ruptura de esôfago; Urgência e Emergência.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Adventista de Manaus - Amazonas - Brasil

Autores

Jerocílio Maciel de Oliveira Júnior, Vilma Camila Pereira, Roberto Fernandes Soares Neto, Juliana Puka Saraiva Monteiro, Luiz Carlos de Lima