14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PANORAMA DE INTERNAÇÕES E MORTALIDADE EM PACIENTES ACIMA DE 60 ANOS POR SEQUELAS DA TURBECULOSE

Fundamentação/Introdução

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões e é transmitida por via aérea em praticamente toda a totalidade dos casos.

Objetivos

Mostrar o panorama de internações e mortalidade causadas por sequelas da tuberculose em pacientes com mais de 60 anos.

Delineamento/Métodos

Estudo descritivo, com a utilização de dados obtidos através do DATASUS, oriundos do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS). Foram analisadas as variáveis região, regime, caráter de atendimento, sexo, cor/raça, óbitos e taxa de mortalidade, no espaço de tempo de janeiro de 2008 a maio de 2017.

Resultados

De acordo com os dados do SIH/SUS, houveram 828 internações de pacientes com 60 anos ou mais por sequelas de tuberculose durante o período de janeiro de 2008 a maio de 2017. A região que apresentou maior taxa de internações durante esse período foi o Sudeste, responsável por 42,3% (350) dos casos do país. O Norte, região com menor porcentagem de internação, apresentou apenas 2,9% (24) do total de notificações. Durante esse período, houveram 53 óbitos, representando um total de 6,4% do total de internações – a taxa de mortalidade informada foi de 6,40. O estado com maior número de óbitos foi o Paraná, com 9 notificações. Em relação ao sexo, a maior parte dos pacientes eram homens (60,3% - 499 casos); em relação à raça/cor, brancos e pardos representaram a maioria dos casos informados (95,9%), e em aproximadamente 36,6% (303) dos casos, a cor não foi informada. Em relação ao caráter de atendimento, 33,6% (278) dos casos foram em caráter eletivo, enquanto 66,3% (549) dos casos eram urgentes. Por fim, em relação ao regime, a maioria obteve atendimento pelo setor privado, correspondendo a 68% (563) dos casos. Neste mesmo setor, também foi relacionado o maior número de óbitos (60,4% dos casos).

Conclusões/Considerações finais

Nota-se a importância de entender a tuberculose e suas sequelas ao analisar os principais dados de morbimortalidade desse agravo em uma população de risco. É de extrema importância que esses dados epidemiológicos sejam devidamente compreendidos e levados em conta no manejo de pacientes idosos, de maneira a diminuir cada vez mais os índices de complicações, tratando de maneira eficaz e monitorando atentamente quaisquer eventos durante a internação desses pacientes.

Palavras Chaves

Panorama, idosos, tuberculose

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade Nova Esperança- Famene - Paraíba - Brasil, Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil, Universidade Federal do Piauí - Piauí - Brasil

Autores

Camylla Santos de Souza, Lívia Liberata Barbosa Bandeira, Fernanda Helena Baracuhy da Franca Pereira, José Matheus de Souza Ribeiro, João David de Souza Neto