14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL MICROBIOLÓGICO DE HEMOCULTURAS COLETADAS EM DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIA DE HOSPITAL MUNICIPAL NO MARANHÃO EM 2015

Fundamentação/Introdução

Introdução: As Infecções da Corrente Sanguínea (ICS), tanto primária como secundária, constituem ocorrências graves e potencialmente letais. Define-se bacteremia como a presença de bactérias no sangue, todavia este termo não denota sobre a resposta do hospedeiro à infecção, diferentemente da sepse. Hemoculturas são genericamente consideradas como o método mais sensível para detecção de bacteremia e são muito úteis para diagnósticos específicos e pacientes críticos.

Objetivos

Objetivo: Identificar o perfil microbiológico das hemoculturas coletadas no departamento de emergência do Hospital Municipal Clementino Moura, em São Luís - MA.

Delineamento/Métodos

Método: Estudo exploratório descritivo, com dados prospectivos e abordagem quantitativa, realizado de março a dezembro/2015, com dados de 140 hemoculturas coletadas nos respectivos meses. Os dados foram tabulados e analisados por estatística descritiva e apresentados em gráficos.

Resultados

Resultados: O microorganismo mais isolado nas amostras foi o S. aureus, representando 18%, seguido da E. coli com 14%. Durante análise temporal, o mês de julho representou o mês com o maior número de coleta e com o maior isolamento de Pseudomonas aeruginosa. O mês de Setembro foi o mês onde houve o menor número de amostras. Dentre os microorganismos multirresistentes os mais incidentes foram Klebsiella pneumoniae com betalactamase de espectro extendido (ESBL), seguida da E. coli ESBL positivo.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: Departamentos de emergência promovem cuidados a vários pacientes com doenças infecciosas e clínicos usualmente levantam a possibilidade de coletarem hemoculturas visto que a detecção de bacteremia é um fato com alta significância diagnóstica, terapêutica e prognóstica. É importante para cada unidade de saúde conhecer seu perfil microbiológico para definir ações estratégicas de controle porém é interessante ressaltar as discussões atuais sobre o alto grau de contaminação e de resultados falso-positivos das hemoculturas.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL MUNICIPAL CLEMENTINO MOURA - Maranhão - Brasil, UNIVERSIDADE CEUMA - Maranhão - Brasil

Autores

Giovanna Nunes Belo Mendes, Alexis Sousa Carlos, Francisco Airton Veras Junior, Sheila Veloso Eufrásio, Jandiana Cassia Pereira Sales