14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pancreatite por neoplasia renal_ um caso inédito

Fundamentação/Introdução

Este trabalho tem como fundamentação o estudo das causas da pancreatite aguda, dentre as quais não se encontra a compressão extrínseca sobre o pâncreas .

Objetivos

Objetiva-se relatar o caso de um paciente com pancreatite aguda decorrente de uma compressão por massa de tumor renal sobre o pâncreas, sendo tal etiologia rara, ainda não descrita na literatura.

Delineamento/Métodos

JATM, 40 anos, apresenta quadro de dor abdominal intensa, hiporexia, náusea, de início há uma semana; perda ponderal não intencional, de 5 quilos em 2 meses. Nega comorbidades, internações ou procedimentos cirúrgicos; nega etilismo, tabagismo ou uso de drogas ilícitas. Sem uso de medicamentos de uso regular ou previamente ao início do quadro. História familiar negativa para neoplasias, colelitíase e pancreatite. A revisão laboratorial mostrou aumento da lipase em 10 vezes e da amilase em 3 vezes os seus valores de referência; triglicérides e bilirrubinas normais; o ultrassom abdominal não detectou anormalidades. A tomografia computadorizada (TC) do abdome e pelve evidenciou massa tumoral em rim esquerdo, comprimindo a cauda do pâncreas; demais órgãos sem alterações. Definiu-se o diagnóstico de pancreatite aguda, sem dados que sugiram etiologias biliar, alcoólica, por drogas, por hipertrigliceridemia ou hipercalcemia.Paciente se manteve estável hemodinamicamente e apresentou resolução completa da pancreatite. Recebeu alta hospitalar para posterior abordagem do tumor renal.

Resultados

Visto no per-operatório íntima relação entre o tumor renal e a cauda do pâncreas . Realizada nefrectomia parcial com margens livres. Anatomopatológico revelou adenocarcinoma de células claras grau II de Fuhrman. No pós-operatório a colangiopancreatoressonância não evidenciou microcálculos ou outra alteração. Diante da exclusão das etiologias mais comuns para pancreatite, através dos exames de imagem, laboratoriais e pela história do paciente,a massa tumoral renal comprimindo a cauda do pâncreas se tornou a etiologia provável. Após pesquisa nas bases MEDLINE, LILACS e SciELO, UPTODATE, Dynamed e Google, não foram encontrados relatos de casos de pancreatite por compressão por tumor renal evidenciando um evento raro e possivelmente inédito.

Conclusões/Considerações finais

A pancreatite aguda por compressão em decorrência a neoplasia renal se configura uma etiologia rara, não descrita na literatura anteriormente como uma possível causa da doença. Dessa forma, esse trabalho vem apresentar ao conhecimento científico uma nova provável causa de pancreatite.

Palavras Chaves

pancreatite aguda, neoplasia renal, etiologia, tumor, compressão extrínseca.

Área

Clínica Médica

Autores

LILIANE TEIXEIRA SOARES PINTO, GUILHERME FAGUNDES NASCIMENTO