14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Derrame pleural exsudativo como complicação de massa no mediastino, em paciente indígena: teratoma?

Fundamentação/Introdução

Introdução: Os compartimentos do mediastino abrigam mais comumente timoma, teratoma, linfoma e tumores da tireoide na porção anterior, linfadenopatias no mediastino médio e tumores neurogênicos na porção posterior. Os tumores mediastinais quando sintomáticos ocorrem devido a compressão de estruturas adjacentes ou sintomas sistêmicos da doença de base, como febre.

Objetivos

Objetivo: Relatar o caso de um paciente indígena com derrame pleural exsudativo, decorrente do rompimento de teratoma mediastinal.

Delineamento/Métodos

Estudo de relato de caso.

Resultados

Relato de Caso: J.A.F.H., 39 anos, sexo masculino, indígena, proveniente da Venezuela, deu entrada em maio de 2017 em um hospital público de Roraima, com queixa de dispneia, tosse seca e febre com uma semana de evolução, que o mesmo relacionava o início a um trauma torácico ocorrido em jogo de futebol. Como parte da propedêutica, a tomografia de tórax evidenciou derrame pleural e formação expansiva paramediastinal direita, de contornos lobulados, paredes espessadas, com conteúdo fluido, áreas de densidade semelhante à gordura e calcificações de permeio, medindo 9,6 x 9,4 x 8,0 cm, sugestiva de teratoma. A toracocentese diagnóstica obteve líquido de aspecto leitoso com os seguintes achados relevantes: desidrogenase lática 1240 U/L, proteínas 10,5 mg/dL, gram e baciloscopia negativos, configurando exsudato. Trazia consigo exames de imagem datados desde o ano de 2012 que demonstraram progressão gradual da massa mediastinal. Foi realizado drenagem em selo d’água, análise citopatológica do líquido e biópsia pleural. Os resultados foram: citopatologia com abundante população de células escamosas maduras e infiltrado predominantemente neutrofílico, com ausência de critérios de malignidade, dessa forma, podendo corresponder a extravasamento para pleura, de conteúdo cístico de teratoma maduro ou extensão de doença com componente ectodérmico exclusivo. Paciente encontra-se em bom estado clínico, com diagnóstico provável de teratoma mediastinal, aguardando resultado de biópsia de pleura ambulatorialmente, para posterior abordagem cirúrgica da massa.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Os teratomas são, portanto, tumores de origem germinativa, predominantemente benignos, que contém células dos três folhetos embrionários, dessa forma podendo dar origem a diferentes tipos de tecido. A apresentação de teratoma em mediastino é pouco frequente, contudo de importância clínica devido às estruturas nobres adjacentes, além do risco, ainda que baixo, de malignidade.

Palavras Chaves

Teratoma; Mediastino; Derrame Pleural;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Geral de Roraima - Roraima - Brasil

Autores

Raquel Silva Brito da Luz, Jucineide Vieira Araújo, Roberto Carlos Cruz Carbonell, Tao Machado, Alessandra Braga Cruz Guedes de Morais