14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Mieloma múltiplo em paciente jovem: Relato de caso

Fundamentação/Introdução

O mieloma múltiplo (MM) é uma doença caracterizada por proliferação clonal anormal de plasmócitos na medula óssea, representa 1% de todos os cânceres e 10% de todas as doenças malignas hematológicas com mortalidade de 4.1 / 100 000 / ano.

Objetivos

Relatar o caso de paciente jovem com Mieloma Múltiplo e evolução desfavorável.

Delineamento/Métodos

Coleta de dados de prontuário

Resultados

Relato: paciente 46 anos, feminina, branca. Em Maio de 2017 foi internada devido a quadro de pancitopenia, esplenomegalia, emagrecimento, alteração renal e pico monoclonal em Beta 1 a/e. Negava demais sintomas. Relatou anemia progressiva há 2 anos, no início assintomática porém nos últimos 3 meses teve adinâmia e emagrecimento (13kg), ausência de alterações nos hábitos intestinais e urinários. Apresentava proteinúria de 24 horas = 21,341g, Beta2microglobulina =16, IgA= 1029, creatinina= 3,8. Citometria de Fluxo sem alteração. Não havia hipercalcemia ou dor óssea. Imunoflorescência evidenciou depósitos granulosos de C3 no mesângio e consumo de complemento (C3). Biopsia de Medula Óssea (MO) inicial inconclusiva. Em análise de imunohistoquimica de MO foi observado MM com alta carga tumoral (80%) e baixa reserva medular. Proteína de Bence-Jones positiva, imunofixação urinária e sérica com presença de cadeias Kappa. Biopsia Renal demonstrou parênquima renal com nefrite túbulo-intersticial monuclear, dilatação tubular focal e arteriosclerose. Diante dos achados foi fechado o diagnóstico de MM e a paciente iniciou tratamento com o esquema CTD (Ciclofosfamida, Talidomida e Dexametasona) com previsão de transplante de medula óssea em 4-6 ciclos. Após início do tratamento foi solicitada imunofenotipagem da MO, a qual não apresentava fenótipo associado a doença linfoproliferativa crônica. Foi suspenso o tratamento e solicitada revisão da lâmina da biópsia da MO, que evidenciou grande infiltração medular de MM revelando restrição de cadeia leve Kappa, presença de moderada hematopoiese residual. Dessa forma, o tratamento foi reiniciado.

Conclusões/Considerações finais

O MM por ser uma das mais importantes neoplasias da MO deve sempre estar entre os diagnósticos diferencias em pacientes com pancitopenia e alteração renal. O atraso em seu reconhecimento e tratamento podem ser devastadores. No caso em questão a paciente era jovem e branca, fugindo da epidemiologia característica da doença, porém apresentava todos os critérios diagnósticos.

Palavras Chaves

mieloma múltiplo, diagnóstico precoce, atraso no tratamento

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Estadual de Bauru - São Paulo - Brasil

Autores

Izabela Sinara Silva Alves, Elina Assuncao Lima, Bruno Nascimento Rosa Hercos, Aline Gabrielli Battilani, Andre Lopes Silva