14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Identificação da importância dos Cuidados Paliativos no Serviço de Emergência da Santa Casa de São Paulo

Fundamentação/Introdução

O Cuidado Paliativo é uma abordagem que promove qualidade de vida a pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Prima pela promoção do alívio da dor e outros sintomas desagradáveis, integrando os aspectos físicos, psicossociais e espirituais no cuidado ao paciente, oferecendo um sistema de suporte que melhore a qualidade de vida e influencie positivamente o curso da doença. Deve ser realizado de forma interdisciplinar, com abordagem multiprofissional, e estar presente em todos os níveis de atenção à saúde, inclusive nos Serviços de Emergência.

Objetivos

Determinar a prevalência de pacientes com indicação de Cuidados Paliativos no Serviço de Emergência em Clínica Médica de hospital terciário de São Paulo, bem como a presença de sintomas mal controlados a serem paliados.

Delineamento/Métodos

Estudo observacional, transversal, descritivo. Coleta de dados biográficos, antecedentes patológicos e motivo da internação dos pacientes internados pela Clínica Médica no Serviço de Emergência, de 20 a 24 de março de 2017, calculados Escala de Performance de Karnofsky (KPS) e Paliativa (PPS), pré-internação e intra-hospitalar, além de critérios de terminalidade da doença de base, e aplicado a Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton (ESAS) para avaliar prevalência de sintomas desconfortáveis nos pacientes.

Resultados

Dentre 61 pacientes avaliados, 40 masculino e 21 feminino, entre 21 e 94 anos, 41 (67%) fecharam critérios para indicação de cuidados paliativos; 21 (34,4%) apresentaram sintomas para paliar, sendo o cansaço a principal queixa, 20%, seguida de dor, 17%. Não foi possível a avaliação de sintomas em 9 pacientes devido à sedação ou alteração de nível de consciência.

Conclusões/Considerações finais

Por ser uma das principais portas de entrada do Sistema Único de Saúde, Serviços de Emergência recebem muitos pacientes com indicação de Cuidados Paliativos. Identificá-los através de escalas de performance e critérios de terminalidade de doenças é importante para que recebam tratamento adequado, limitando a introdução de medidas invasivas desnecessárias e definindo sintomas que devem ser paliados, proporcionando uma prática médica humanizada e racionalizando custos em Saúde Pública.

Palavras Chaves

Cuidados Paliativos
Urgência e Emergência
Clínica Médica

Área

Clínica Médica

Instituições

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

Rodrigo Mendonça Paulino, Sandra Regina Schwarzwalder Sprovieri, Arthur Pereira Naves, Mayra Duarte Caseiro, André Francisco Laffranchi Chaves dos Santos