14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

MIELOMA MÚLTIPLO COM AMILOIDOSE SECUNDÁRIA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

O mieloma múltiplo (MM) é uma doença caracterizada pela proliferação maligna de plasmócitos derivados de um único clone. A dor óssea é o sintoma mais comum, principalmente em dorso, ossos longos e pelve, seguido de maior predisposição a infecções bacterianas e insuficiência renal secundária a hipercalcemia, depósitos glomerulares de amilóide, hiperuricemia e infecções recorrentes. O diagnóstico é clínico-patológico, sendo necessário evidência de lesão em órgão alvo: hipercalcemia, anemia, lesões ósseas líticas, insuficiência renal. A associação entre MM e amiloidose secundária pode estar presente em 10 a 15% dos casos de MM e a coexistência entre as patologias é um fator de mau prognóstico. O tratamento é realizado com quimioterapia ou transplante de medula óssea, a eleição entre eles depende do estágio da doença e do perfil do paciente.

Objetivos

Ampliar o conhecimento do clínico sobre o MM e amiloidose secundária, principalmente quando a apresentação clínica da doença é incomum.

Delineamento/Métodos

Relato de caso.

Resultados

FRM, 76 anos, feminina, branca, hipertensa, hipotireoidea e portadora de transtorno bipolar, em acompanhamento ambulatorial por anemia crônica e síndrome edematosa progressiva com 3 meses de evolução. Em março/2017, foi evidenciado proteinúria e doença hepática fibrosante à ultrassonografia abdominal. Em julho/2017, necessitou internação hospitalar devido piora do quadro. À admissão encontrava-se anasarcada e em insuficiência respiratória. Descartado diagnósticos mais comuns de anemia (carencial e hemolítica) e de hepatopatias (autoimune, viral, doença de Wilson, hemocromatose, trombose de veia porta), e expandido investigação da nefropatia, que evidenciou proteinúria nefrótica, sem etiologia provável. Para justificar as síndromes da paciente, foi realizado imunofixação urinária que apresentou pico monoclonal padrão IgA/Lambda. Aventado hipótese diagnóstica de MM associado a amiloidose secundária, confirmada por mielograma, biópsia de medula óssea e aspirado de gordura subcutânea com fixação de vermelho do Congo.

Conclusões/Considerações finais

É importante pensar no diagnóstico diferencial de MM e na sua associação com amiloidose diante de manifestações clínicas não clássicas, principalmente por tratar-se de uma entidade de mal prognóstico que, com definição diagnóstica e instituição de tratamento precoces, aumentam a sobrevida do paciente, assim como sua qualidade de vida pela redução de suas complicações.

Palavras Chaves

Mieloma múltiplo; Amiloidose; IgA/Lambda; Diagnóstico;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital da Polícia Militar de Minas Gerais - Minas Gerais - Brasil

Autores

Augusto Cabral Aguiar, Railander Ferreira Duarte, Leonardo Meira Faria, Ana Luiza Duarte Pimenta Figueiredo, Natália Silveira Paiva