14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pneumonia Lipoídica ocasionada pelo uso do óleo mineral em paciente com encefalopatia hipóxica crônica.

Fundamentação/Introdução

A Pneumonia Lipoídica (PL) é uma condição rara, que decorre de inflamação proliferativa intersticial crônica, resultado do acúmulo pulmonar de materiais gordurosos endógenos ou exógenos de origem animal, vegetal ou mineral.

Objetivos

Relatar um caso de pneumonia lipoídica associado ao uso de óleo mineral.

Delineamento/Métodos

Paciente 29 anos, do sexo feminino com história de paralisia cerebral desde os 3 meses de idade. Admitida no pronto socorro com constipação há 4 dias associado a dor e distensão abdominal. Concomitante quadro de febre e tosse produtiva. Ao exame físico: tórax assimétrico, com escoliose e diminuição da expansibilidade pulmonar, murmúrio vesicular presente com roncos difusos, abdômen com ausência de ruídos hidroaéreos, distendido, doloroso difusamente à palpação e hipertimpânico à percussão. Após avaliação inicial e realização de rotina radiológica de abdome agudo sustentou-se a hipótese de abdome agudo obstrutivo. Foi submetida imediatamente à laparotomia que evidenciou volvo de transverso. Realizou colostomia protetora de alça de transverso. Apresentou boa evolução pós-operatório. Na ocasião foi constatado o quadro de pneumonia comunitária e realizado suporte com antibioticoterapia e suplementação de oxigênio. Foi realizado Broncoscopia para lavado broncoalveolar e coleta de material para culturas e tomografia computadorizada (TC) de tórax. Na TC, evidenciou-se opacidade em vidro fosco difusa na base direita, consolidação com coeficiente de atenuação de gordura corroborando a hipótese de PL.

Resultados

Após a revisão sistemática da história clínica constatou-se que a família administrava frequentemente óleo mineral devido o quadro crônico de constipação, bem como ofertava leite de vaca. Com o lavado broncoalveolar realizou análise citólogica que obsevou escassas células epiteliais respiratórias, abundantes macrófagos agrupados e isolados carregados de lipídios, com vacúolos de diferentes tamanhos, fortalecendo a hipótese diagnóstica de pneumonia lipoídica. Após 14 dias de Meropenem e Vancomicina, paciente apresentou melhora dos sintomas respiratórios e recebeu alta para acompanhamento ambulatorial

Conclusões/Considerações finais

Consolidações pulmonares com áreas de densidade de gordura de permeio, associada a história clínica do uso de óleo mineral é sugestivo de PL exógena.

Palavras Chaves

Pneumonia lipoídica, Tomografia computadorizada, Óleo mineral

Área

Clínica Médica

Autores

Antônio Alberto Ferrari Mendonça Neto, Kelly Rosa Ferreira Ferrari, Carolina Coelho Burlamaqui