14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PARACOCCIDIOIDOMICOSE MUCOCUTÂNEA E PULMONAR COM DISTRIBUIÇÃO MILIAR: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

APRESENTAMOS UM CASO DE PARACOCCIDOIDOMICOSE PULMONAR COM ASPECTOS CLÍNICOS HABITUAIS, SEM IMUNODEPRESSÃO ASSOCIADA, APRESENTANDO QUADRO RADIOLÓGICO ATÍPICO, DE PADRÃO MILIAR.

Objetivos

A PARACOCCIDIOIDOMICOSE PULMONAR TEM COMO APRESENTAÇÕES RADIOLÓGICAS MAIS COMUNS A PRESENÇA DE OPACIDADES EM VIDRO FOSCO, MICRONÓDULOS CENTROLOBULARES, CAVITAÇÕES, BANDAS PARENQUIMATOSAS, ÁREAS DE ENFISEMA PARACICATRICIAL E OUTRAS. NO CASO PRESENTE, OBSERVA-SE A PRESENÇA DE MÚLTIPLOS MICRONÓDULOS COM DISTRIBUIÇÃO RANDÔMICA (PADRÃO MILIAR), SUGERINDO DISSEMINAÇÃO HEMATOGÊNICA, EM UM PACIENTE SEM EVIDÊNCIA DE IMUNODEPRESSÃO.

Delineamento/Métodos

W.F., 61 ANOS, HOMEM, CASADO, PRODUTOR RURAL, NATURAL DE SAUDADES-SC E PROCEDENTE DE UBERABA-MG, REFERINDO ROUQUIDÃO E FERIDAS LEVEMENTE DOLOROSAS NA BOCA HÁ UM MÊS. HÁ 15 DIAS SURGIRAM TOSSE SECA, FEBRE BAIXA, VÔMITOS NÃO ALIMENTARES, ANOREXIA E PERDA DE PESO. PACIENTE COM CARGA TABÁGICA DE 40 ANOS/MAÇO, E REFERIA ETILISMO SOCIAL. AO EXAME INICIAL, OS SINAIS VITAIS ERAM NORMAIS, ASSIM COMO A AUSCULTA PULMONAR. O EXAME DA BOCA E DA OROFARINGE, NO ENTANTO, MOSTROU LESÕES NA GENGIVA SUPERIOR E NO DORSO DA LÍNGUA. QUESTIONADO, O PACIENTE REFERIU HÁBITO DE MASCAR GRAMÍNEAS EM ZONA RURAL.

Resultados

FORAM ENTÃO SOLICITADOS EXAMES COMPLEMENTARES, CUJOS RESULTADOS FORAM:
• RADIOGRAFIA DO TÓRAX: PADRÃO DE OPACIFICAÇÃO EM VIDRO FOSCO, JUNTAMENTE COM INÚMEROS MICRONÓDULOS, COM APARENTE PREDOMÍNIO MÉDIO-APICAL.
• TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (TC) DO TÓRAX: FOCOS DE ENFISEMA PARASSEPTAL; EVIDENTE AUMENTO DA GLÂNDULA ADRENAL ESQUERDA; MICRONODULARIDADE DIFUSA, COM PADRÃO MILIAR, POUPANDO AS BASES E OS SEIOS COSTOFRÊNICOS.
• PESQUISA DE FUNGOS NO ESCARRO: TRÊS AMOSTRAS NEGATIVAS
• SOROLOGIA PARA Paracoccidioides brasiliensis: POSITIVA 1:2
• SOROLOGIA PARA HIV: NEGATIVA
• ANATOMIA PATOLÓGICA DAS LESÕES GENGIVAIS: INFLAMAÇÃO CRÔNICA GRANULOMATOSA; MÚLTIPLAS ESTRUTURAS FÚNGICAS OVALADAS, COM ESPORULAÇÃO PERIFÉRICA COM ASPECTO DE “RODA DE LEME”

Conclusões/Considerações finais

INICIOU-SE TERAPIA COM ITRACONAZOL POR VIA ORAL. JÁ SE NOTAVA MELHORA CLÍNICA COM POUCOS DIAS DE TRATAMENTO, INCLUINDO AUMENTO DE PESO. APÓS SEIS MESES DE TRATAMENTO, FOI REALIZADA UMA NOVA TC DO TÓRAX PARA CONTROLE, QUE MOSTROU IMPORTANTE REDUÇÃO EM COMPARAÇÃO DAS IMAGENS ANTERIORES.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE DE UBERABA - Minas Gerais - Brasil

Autores

RENATO FELIPE MUSARRA SANTANA, GABRIELA DE ALMEIDA CAIXETA, ANNE VIEIRA GUIMARAES, DANIEL RODOR MARINHO, DANIEL HUGO WINTER