14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Cardiomiopatia de Takotsubo associado a infecção por dengue: relato de caso

Fundamentação/Introdução

A Cardiomiopatia de Takotsubo, também conhecida como Cardiomiopatia Induzida por Estresse ou Síndrome do Coração Partido, é uma doença que leva a disfunção aguda e reversível do ventrículo esquerdo, o quadro clínico é idêntico ao infarto agudo do miocárdio (IAM), com acinesia apical mas sem lesões ateroscleróticas pela cineangiocoronariografia

Objetivos

Relatar um caso clínico de paciente com cardiomiopatia de Takotsubo associado a infecção por dengue.

Delineamento/Métodos

Anamnese e exame físico do paciente em questão, análise detalhada do prontuário, exames complementares e revisão literária sobre cardiomiopatia de takotsubo.

Resultados

Paciente feminino, 78 anos, amarela, viúva, com fibrilação atrial paroxística e prolapso mitral. Procura hospital com queixa de precordialgia em aperto, contínua, sem irradiação, associado a dispneia, sudorese e vômitos, com início há 30 minutos. Apresentou febre, náuseas, vômitos e diarréia 3 dias antes dos sintomas atuais.
Ao exame físico, torporosa, descorada, sudoreica e normotensa, ausculta cardíaca com bulhas arrítmicas e sopro holossístolico, à ausculta pulmonar com estertores crepitantes em bases, saturando 96% em ar ambiente. Ao eletrocardiograma com supradesnivelamento do segmento ST em parede ínfero-lateral e elevação das enzimas cardíacas (troponina I 10,56 ng/mL e CK-MB 74 U/L) associado a leucopenia e plaquetopenia, questionado a hipótese para arbovirose, no qual foi confirmada após sorologia IgM para dengue positiva.
A paciente foi manejada inicialmente para síndrome coronariana aguda (SCA), recebendo AAS e clopidogrel, seguido de cineangiocoronariografia de urgência, que mostrou coronárias normais, ventrículo esquerdo (VE) com disfunção sugestiva de baloneamento apical e insuficiência mitral severa.
Ao ecocardiograma transtorácico foi evidenciado miocardiopatia com comprometimento segmentar do VE, acinesia apical, hipocinesia anterior, disfunção sistólica do VE de grau moderado, alteração no relaxamento do VE, prolapso valvar mitral e fração de ejeção de 45%.
Após 11 dias de internação, apresenta recuperação da função ventricular, normalização das enzimas cardíaca, hemograma sem leucopenia e plaquetas dentro da normalidade, recebendo alta hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

A fisiopatologia da Cardiopatia de Takotsubo ainda é desconhecida, quando sem coronariopatia obstrutiva e reversibilidade da disfunção do ventrículo esquerdo são achados importantes para o diagnóstico. É uma doença aguda e transitória, cujo tratamento é essencialmente de suporte.

Palavras Chaves

Cardiomiopatia
Takotsubo
Dor Torácica
Dengue

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Do Coração De Londrina - Paraná - Brasil

Autores

DANIELE TOMAZINI TIROLLI, RAFAELA SAMPAIO NOGUEIRA, VINICIUS SILVA BARROS