Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ASPIRAÇÃO DE CORPO ESTRANHO COMO CAUSA DE PNEUMONIA COM FALHA TERAPÊUTICA

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Aspiração de corpo estranho (CE) é um acidente grave, potencialmente fatal, principalmente dependendo de onde o CE ficar alojado na via aérea, sendo mais comum em idoso e crianças e, a apresentação clínica é bastante variável, podendo apresentar asfixia, dificuldade respiratória até quadros arrastados de infecção e vias aéreas. O relato de engasgos é um indício que pode ter havido aspiração, no qual o diagnóstico precoce é fundamental para uma melhor evolução do quadro clínico e a fibrobroncoscopia (FBC) é o exame padrão ouro para esses casos.

Objetivos

Descrever um quadro clinico de diagnóstico diferencial de pneumonia com falha terapêutica devido presença de CE

Delineamento/Métodos

Relato de caso

Resultados

RELATO DE CASO: C.F.D., 63 anos, masculino, hipertenso, coronariopata, diabético, renal crônico não dialítico. Apresenta-se com relato de tosse produtiva e dispnéia aos esforços há 15 dias, já em uso de moxifloxacino há 3 dias. Indicada internação hospitalar, quando são realizados: raio x de tórax que evidencia consolidação em lobo inferior esquerdo, exames laboratoriais com leucocitose, proteína c reativa elevada e disfunção renal. Iniciada antibioticoterapia (ATB) com ceftriaxone e azitromicina endovenoso. A despeito do tratamento, paciente apresenta piora clínica, sendo transferido para unidade de terapia intensiva. Submetido a tomografia computadorizada de tórax que evidencia extensa área de consolidação no lobo inferior esquerdo e alguns focos de consolidação no lobo superior esquerdo, com aspecto de árvore em brotamento, derrame pleural moderado a esquerda e linfondomegalia mediastinal. Paciente mantém sem apresentar melhora clínica satisfatória, sendo optado por trocar ATB para piperacilina tazobactam e solicitar avaliação da cirurgia torácica. Indicada FBC pela suspeita de presença de CE na via aérea. Confirmada hipótese diagnóstica e retirado CE (osso de galinha) do brônquio principal esquerdo. Após o procedimento, mantido ATB, paciente evoluiu com melhora clínica e recebe alta hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: O diagnóstico de aspiração de CE depende de uma anamnese, exame físico e sinais radiológicos que possam corroborar com essa hipótese diagnóstica, quando não há relato de sinais de aspiração. O local mais comum para o alojamento de um CE é o brônquio direito, o que, nesse caso, aumenta a dificuldade do diagnóstico, uma vez que o CE encontra-se no brônquio principal esquerdo. A FBC é essencial para confirmação do diagnóstico e tratamento com a retirada do CE.

Palavras Chaves

Aspiração de corpo estranho, pneumonia por corpo estranho, tosse recorrente, pneumonia com falha terapêutica

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL LIFECENTER - Minas Gerais - Brasil, HOSPITAL MADRE TERESA - Minas Gerais - Brasil, HOSPITAL SOCOR - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANA CAROLINA FERREIRA GOMES, THAIS FATIMA BITTENCOURT BOSCHI, BARBARA BATISTA VIANA, RAFAEL CHAVES FERREIRA, MARCO ANTONIO SOARES REIS

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017