14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ASPIRAÇÃO DE CORPO ESTRANHO COMO CAUSA DE PNEUMONIA COM FALHA TERAPÊUTICA

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Aspiração de corpo estranho (CE) é um acidente grave, potencialmente fatal, principalmente dependendo de onde o CE ficar alojado na via aérea, sendo mais comum em idoso e crianças e, a apresentação clínica é bastante variável, podendo apresentar asfixia, dificuldade respiratória até quadros arrastados de infecção e vias aéreas. O relato de engasgos é um indício que pode ter havido aspiração, no qual o diagnóstico precoce é fundamental para uma melhor evolução do quadro clínico e a fibrobroncoscopia (FBC) é o exame padrão ouro para esses casos.

Objetivos

Descrever um quadro clinico de diagnóstico diferencial de pneumonia com falha terapêutica devido presença de CE

Delineamento/Métodos

Relato de caso

Resultados

RELATO DE CASO: C.F.D., 63 anos, masculino, hipertenso, coronariopata, diabético, renal crônico não dialítico. Apresenta-se com relato de tosse produtiva e dispnéia aos esforços há 15 dias, já em uso de moxifloxacino há 3 dias. Indicada internação hospitalar, quando são realizados: raio x de tórax que evidencia consolidação em lobo inferior esquerdo, exames laboratoriais com leucocitose, proteína c reativa elevada e disfunção renal. Iniciada antibioticoterapia (ATB) com ceftriaxone e azitromicina endovenoso. A despeito do tratamento, paciente apresenta piora clínica, sendo transferido para unidade de terapia intensiva. Submetido a tomografia computadorizada de tórax que evidencia extensa área de consolidação no lobo inferior esquerdo e alguns focos de consolidação no lobo superior esquerdo, com aspecto de árvore em brotamento, derrame pleural moderado a esquerda e linfondomegalia mediastinal. Paciente mantém sem apresentar melhora clínica satisfatória, sendo optado por trocar ATB para piperacilina tazobactam e solicitar avaliação da cirurgia torácica. Indicada FBC pela suspeita de presença de CE na via aérea. Confirmada hipótese diagnóstica e retirado CE (osso de galinha) do brônquio principal esquerdo. Após o procedimento, mantido ATB, paciente evoluiu com melhora clínica e recebe alta hospitalar.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: O diagnóstico de aspiração de CE depende de uma anamnese, exame físico e sinais radiológicos que possam corroborar com essa hipótese diagnóstica, quando não há relato de sinais de aspiração. O local mais comum para o alojamento de um CE é o brônquio direito, o que, nesse caso, aumenta a dificuldade do diagnóstico, uma vez que o CE encontra-se no brônquio principal esquerdo. A FBC é essencial para confirmação do diagnóstico e tratamento com a retirada do CE.

Palavras Chaves

Aspiração de corpo estranho, pneumonia por corpo estranho, tosse recorrente, pneumonia com falha terapêutica

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL LIFECENTER - Minas Gerais - Brasil, HOSPITAL MADRE TERESA - Minas Gerais - Brasil, HOSPITAL SOCOR - Minas Gerais - Brasil

Autores

ANA CAROLINA FERREIRA GOMES, THAIS FATIMA BITTENCOURT BOSCHI, BARBARA BATISTA VIANA, RAFAEL CHAVES FERREIRA, MARCO ANTONIO SOARES REIS