14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

HEMANGIOMA GIGANTE SINTOMÁTICO E IRRESSECÁVEL: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Os hemangiomas hepáticos são os tumores hepáticos benignos mais comuns e é definido como diâmetro maior que cinco centímetros, porém, raramente ocupam mais de um segmento hepático e causam sintomas do tipo compressivo.

Objetivos

Relatar um caso de hemangioma hepático gigante sem critérios de irressecabilidade associado à compressão extrínseca de baço, pâncreas, vesícula biliar e estômago.

Delineamento/Métodos

Relato de caso com revisão de prontuário médico e pesquisa bibliográfica.

Resultados

Paciente, sexo feminino, indígena, 34 anos, multípara, iniciou síndrome dispéptica no terceiro trimestre da última gestação, com sintomas de epigastralgia persistente, pirose e plenitude pós prandial, evoluiu com hiporexia e dor abdominal difusa com dificuldade de caracterizá-la, referindo intensidade 7 (0-10), procurou atendimento médico cinco meses após o termino da gestação, ao exame físico apresentou-se com abdome globoso, traube ocupado, massa palpável em epigástrio, mesogástrio, hipocôndrio esquerdo e hepatimetria de 17 centímetros. A investigação contou com provas de funções hepáticas, assim como transaminases, tendo apenas a gama glutamil transferase discretamente elevada; sorologias virais negativas e alfafetoproteína negativa. Tomografia computadorizada de abdome mostrou volumosa formação hipodensa e heterogênea ocupando todo o lobo hepático esquerdo e grande parte do lobo direito (seguimentos V, VIII, VII e parte do VI) com padrão de reforço centrípeto pós contraste, sugerindo hemangioma, causando deslocamento de baço e pâncreas, bem como da vesícula biliar que se encontra comprimida e deslocada inferiormente; e endoscopia digestiva alta evidenciou compressão extrínseca gástrica. Realizado tratamento de suporte com codeína, omeprazol e domperidona, gerando controle importante da sintomatologia, em discussão para possibilidade de tratamento cirúrgico foi observado a falta de plano de clivagem, tamanho do hemangioma e acometimento de dois lobos hepáticos como contraindicações ao procedimento. Paciente segue em acompanhamento ambulatorial visando acompanhar sintomatologia e evitar um desfecho desfavorável.

Conclusões/Considerações finais

Hemangioma hepático é uma situação que raramente necessitada de abordagem cirúrgica, que deve ser sustentada na observação clínica ou dúvida diagnóstica. O caso apresentando até o momento vêm respondendo ao tratamento clínico, porém caso refratário possui o agravante de possuir contraindicações ao procedimento cirúrgico.

Palavras Chaves

hemangioma, compressão, iressecabilidade

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Mato Grosso - Mato Grosso - Brasil

Autores

FELIPE AUGUSTO PAIVA DIAS, Maísa Rondon Silva Campos, Pedro Luiz Pigueira Andrade, Ubirajarbas Vinagre, Danyenne Rejane Assis