14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DA DOR ARTICULAR EM PACIENTES COM CHIKUNGUNYA ASSISTIDOS PELA ATENÇÃO BÁSICA EM JOÃO PESSOA – PB

Fundamentação/Introdução

Introdução: A chikungunya é uma doença grave cujos dados epidemiológicos têm preocupado a comunidade médico-científica, especialmente devido à sintomatologia dolorosa que persiste em muitos pacientes. O quadro articular crônico interfere na qualidade de vida do indivíduo, com impactos econômicos significativos, devido à redução da produtividade.

Objetivos

Objetivo: Investigar o perfil da dor articular em pacientes com chikungunya assistidos pela atenção básica em João Pessoa – PB.

Delineamento/Métodos

Método: Trata-se de um estudo quantitativo descritivo, no qual aplicou-se um questionário semiestruturado contendo perguntas sobre a sintomatologia dolorosa de pacientes assistidos pela atenção básica em ações sociais e unidades de saúde. Investigou-se dados pessoais, localização, tipo, duração, intensidade e outros dados relativos à dor.

Resultados

Resultados: Foram avaliados 100 pacientes. Destes, 72% homens, 28% mulheres e a faixa etária predominante foi a adulta (72%). Ao diagnóstico e atualmente, a localização da dor articular relatada pela maioria foi, respectivamente: punho (87%/35%), tornozelo (79%/16%), joelho (78%/20%) e ombro (51%/14%). O tipo de dor mais citado foi em peso (34%), pulsátil (26%) e alfinetando (21%). Quanto à duração da dor, resultados semelhantes para 1 a 6 meses (45%) e 6 meses a 1 ano (42%). A intensidade da dor foi intensa para 61% e moderada para 39% dos pacientes, com periodicidade intermitente para 61%. Os fatores de piora mais citados foram andar (35%), atividades domésticas (21%) e laborais (16%); e os de melhora, medicação (43%) e repouso (27%). A maior intensidade da dor foi à noite (47%) e pela manhã (40%), com limitação de movimento para 65% dos pacientes e interferência no sono para 66%.

Conclusões/Considerações finais

Considerações Finais: A dor foi verificada especialmente em adultos, tendo localização diversa, duração e intensidade importantes, devendo ser um fator a ser considerado de maneira diferenciada no tratamento. Considera-se que para os pacientes investigados, este sintoma é significativo para a piora na qualidade de vida. Dessa forma, recomenda-se que a investigação da dor seja feita de forma detalhada e frequente pelos profissionais de saúde e que estes estejam capacitados para orientar um plano terapêutico individualizado.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Vírus Chikungunya. Dor Articular. Atenção Básica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança (FAMENE) - Paraíba - Brasil

Autores

Taciana Uchôa Passos, Willams Germano Bezerra Segundo, Rena Matusa de Oliveira Barros, Lana Muriely Borges de Assis , Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão