14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Investigação de episódios atuais e prévios de mania e hipomania em pacientes HIV positivos em acompanhamento ambulatorial.

Fundamentação/Introdução

Os transtornos de humor, especialmente depressão, são frequentes em portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Estudos têm demonstrado relação entre infecção pelo HIV e episódios de mania ou hipomania, especialmente naqueles com episódio depressivo maior (EDM).

Objetivos

Investigar a presença de episódios atuais e prévios de mania e hipomania nos pacientes HIV positivos em acompanhamento ambulatorial.

Delineamento/Métodos

Estudo transversal, com inclusão de pacientes HIV positivos em acompanhamento no ambulatório de imunologia de um hospital universitário do Rio de Janeiro. Foram aplicados os questionários da versão brasileira do MINI (Mini International Neuropsychiatric Interview) para diagnóstico de EDM e episódios de hipomania atual (HA), hipomania no passado (HP), mania atual (MA) e mania no passado (MP). A escala de ideação suicida de Beck (BSI) é um instrumento validado para identificação de ideação suicida (IS). Para análise estatística foi utilizado o software SPSS 21®. Aplicou-se o teste de normalidade Kolmogorov-Smirnov, teste t de Student e teste qui-quadrado. Foi considerado o nível de significância de 5%.

Resultados

Foram incluídos 34 pacientes (58,8% homens), com idade média de 46,2 ± 6,5 anos. O tempo de diagnóstico da infecção pelo HIV foi 13,2 ± 6,3 anos. Foi observada a presença de critérios para EDM e IS em 35,0% e 15,0% dos casos, respectivamente. Foram identificados episódios de HA, HP, MA e MP em 5,8%, 8,8%, 11,8%,17,6%, respectivamente. Não foi encontrada relação entre gênero e estes transtornos do humor. Apenas a história de episódio prévio de mania foi associado à presença de ideação suicida (OR=8,3; IC95%: 1,1 - 61,5; p=0,02). Entre os pacientes com e sem EDM, foram detectados critérios para hipomania (atual e/ou prévia) ou mania (atual e/ou passada) em 79,2% e 23,8% dos casos, respectivamente (p=0,04).

Conclusões/Considerações finais

Na amostra estudada foi identificada a presença de episódios de mania ou hipomania atuais ou prévias na maioria dos pacientes soropositivos com EDM. História de mania foi associada à presença de IS. Estes resultados sugerem a necessidade de investigação de mania e hipomania em pacientes HIV positivos, especialmente naqueles com diagnóstico de depressão.

Palavras Chaves

Mania, hipomania, episódio depressivo maior, vírus da imunodeficiência humana.

Área

Clínica Médica

Autores

FELIPE TAVARES RODRIGUES, MARCOS ROBERTO PEREIRA CARDOSO, ANTONIO FELICIANO FATORELLI, ANA LUCIA TABOADA GJORUP, JULIO CESAR TOLENTINO