14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A expressão gênica da endotelina-1 na fisiologia da senescência valvar

Fundamentação/Introdução

O processo de senescência do coração e de suas valvas vem sendo correlacionado com a ação do subtipo 1 de endotelina (ET-1) e de seus receptores (ETrA e ETrB). A produção de ET-1 é dependente de cálcio extracelular; estando associada à resposta inflamatória encontrada no envelhecimento, quando ocorre substituição fibrosa e calcificação nas valvas mitral e aórtica.

Objetivos

Avaliar se há expressão gênica da endotelina-1 no processo de envelhecimento valvar cardíaco.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo experimental e randomizado que pretende analisar, através do PCR real time(reação de cadeia de polimerase em tempo real), a expressão gênica da ET-1em valvas mitrais de pacientes idosos (acima de 60 anos) de ambos os sexos submetidos à troca valvar .Foram coletadas sete valvas mitrais em dois hospitais de Aracaju/SE. Cada valva sofreu fragmentação, originando três segmentos que foram submetidos à extração de RNA total. Em seguida, cada amostra de RNA total foi quantificada pela espectrofotometria. Através da reação de Transcriptase Reversa, foi obtido o cDNA total de cada amostra e a partir dele, realizou-se a técnica de amplificação do fragmento alvo por PCR em tempo real, com a quantificação de cada amostra. Análise estatística: Os dados foram tabulados e analisados pelo programa do aparelho CFX96 Real Time System (BIORAD®), e os cálculos da expressão relativa foram realizados pelo método do Delta Ct.

Resultados

As concentrações médias de ácido nucleico (RNA total) e de cDNA foram respectivamente de 27,21±30,26 ng/ul e de 609,4±80,60ng/ul. Os valores médios de absorbância em 260 e 280nm foram respectivamente de 0,67±0,74 UA (A260) e de 0,33±0,36 UA (A280). Já a proporção A260/A280 foi de 1,91±0,20.Das sete amostras coletadas, observou-se a expressão de ET-1 em todas elas, sendo que, quantitativamente, a expressão gênica média relativa para ET-1 foi de 62,85±25,63%.

Conclusões/Considerações finais

A ET-1 está relacionada à vasoconstricção e a processos inflamatórios presentes na senescência valvar, portanto, sua expressão já era esperada, confirmando-se assim, o seu envolvimento na homeostase cardiovascular.

Palavras Chaves

Expressão gênica, Endotelinas, envelhecimento, valvar caríaco

Área

Clínica Médica

Autores

Carlos Aurélio Santos Aragão, Gabriella Lucio Calazans Duarte, Marília Rocha Almeida, Ana Clara Souza Mastella, Tania Maria Andrade Rodrigues