14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

INFLUÊNCIA DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DE VASSOURAS-RJ SOBRE A CONDUTA DURANTE UMA PARADA CARDÍACA

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO
Compressões cardíacas realizadas de forma precoce e eficaz comprovadamente aumentam a sobrevida na parada cardíaca. Contudo, para que a eficácia no primeiro atendimento seja alcançada, é necessária a adequada retenção do conhecimento após as capacitações.

Objetivos

OBJETIVO
Investigar a existência de associação entre o desempenho frente à parada cardíaca e o conhecimento sobre o suporte básico de vida.

Delineamento/Métodos

METODOLOGIA
Este é um estudo experimental analítico explicativo transversal com a participação de 173 pessoas, sendo 95 alunos com 15,6 ± 1,14 anos de idade de duas escolas, uma pública (8° e 9° anos do ensino fundamental) e uma privada (1°, 2° e 3° anos do ensino médio), 68 acadêmicos com 24,9 ± 8,06 anos de idade do 1º ano dos cursos de Enfermagem e Pedagogia e 10 funcionários com 37,2 ± 13,28 de idade de uma universidade do município de Vassouras-RJ. Foi aplicado um questionário semi-estruturado de 10 questões referentes ao conhecimento sobre suporte básico de vida. Todos os participantes ou seus responsáveis foram convidados a participar voluntariamente desde que firmassem compromisso assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade Severino Sombra sob os pareceres número 1.804.043 e 1.804.039. Para investigar a existência de associação entre o desempenho frente a uma emergência e o conhecimento sobre o suporte básico de vida, utilizou-se o teste de qui-quadrado. O nível de confiança adotado foi de 95% e o valor de p considerado estatisticamente significante quando <0,05. O software InStat GraphPad foi usado para análise estatística (GraphPad InStat version 6.00, GraphPad Software, San Diego, CA, USA).

Resultados

RESULTADO
Ao analisar a atitude dos participantes frente ao sentir alguma costela quebrar durante as compressões torácicas, foi observado que somente 21 dos 173 participantes sabiam o que fazer. Após a capacitação houve melhora de 79% no desempenho, alcançando 158 de 173 participantes (p=0,0001). Houve uma evolução de desempenho de 77% quando 170 dos 173 participantes passaram a saber o número de compressões torácicas por minuto depois da capacitação (p=0.0001).

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO
A melhora no desempenho dos participantes após capacitação reitera a eficácia em curto prazo do método na retenção de conhecimento no ensino sobre suporte básico de vida a diversos públicos. O que pode colaborar, principalmente, com o aumento da sobrevida das vitimas de parada cardíaca.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Reanimação Cardiopulmonar; Avaliação educacional; Aprendizagem.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Severino Sombra - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Mario Henrique Chaves Guedes, Jéssica Teles Sousa Gomes, Raimundo Marcial de Brito Neto, Paula Pitta de Resende Côrtes, Marco Aurélio dos Santos-Silva