14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RASTREAMENTO DE SINTOMAS DEPRESSIVOS EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE

Fundamentação/Introdução

Os pacientes com doença renal crônica (DRC) apresentam o transtorno depressivo como o distúrbio psiquiátrico mais comum, com índices de prevalência situados entre 20 e 50%. Tal associação está relacionado a impactos negativos sobre a qualidade de vida, capacidade física, desempenho cognitivo e aderência à hemodiálise (HD).

Objetivos

Avaliar a prevalência de sintomas depressivos em pacientes com DRC sob tratamento hemodialítico, bem como sua associação com variáveis sociodemográficas e clínicas.

Delineamento/Métodos

Estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado em uma unidade de HD em Montes Claros/MG, entre Maio e Julho de 2014, abrangendo pacientes com idade maior ou igual a 18 anos, em HD há mais de seis meses e com parâmetros hemodinâmicos estáveis. Os níveis atuais de sintomas depressivos foram rastreados através da Escala de Depressão do Centro de Estudos Epidemiológicos, aplicada individualmente e o ponto de corte utilizado foi maior que 16, indicando risco para o transtorno depressivo.

Resultados

Participaram do estudo 134 pacientes, 59% homens, com idade média de 52,2 anos (DP±16;1) e com hipertensão arterial sistêmica como principal etiologia da DRC (29,9%). A prevalência de sintomas depressivos foi de 35,8%. Foi encontrada correlação estatisticamente significante entre a presença de sintomas depressivos e situação civil solteira (p=0,005) e gênero feminino (p=0,021). Não foi encontrada associação com o tempo em HD.

Conclusões/Considerações finais

A prevalência da sintomatologia depressiva é concordante com a literatura, com atenção especial para solteiros e mulheres na amostra investigada. A presença de tais sintomas merece ser reconhecida e prontamente tratada com o objetivo elevar os níveis de qualidade de vida e adesão à HD.

Palavras Chaves

Doença Renal Crônica. Hemodiálise. Depressão.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Integradas Pitágoras - FIP MOC - Minas Gerais - Brasil

Autores

Wanderson Pereira da SIlva, Fabio Ribeiro, Elisa Sampaio Athayde, Marcela Oliveira Nepomuceno, Deiviane Pereira da Silva