14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CARDIOMIOPATIA ALCOÓLICA - RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A cardiomiopatia alcoólica (CMA) é uma cardiomiopatia dilatada adquirida, associada a consumo prolongado e excessivo de álcool, cujo mecanismo fisiopatológico é complexo e conhecido parcialmente. A CMA é caracterizada por alterações como dilatação e aumento da massa do ventrículo esquerdo.

Objetivos

Relatar o diagnóstico, conduta terapêutica e evolução de um paciente diagnosticado com CMA.

Delineamento/Métodos

Paciente 39 anos, sexo masculino, sem comorbidades prévias, admitido em um hospital de referência de Araguaína-TO com quadro de dispneia intensa de início há 4 dias, com piora há 1 dia, associada a sudorese e taquicardia. Relato de etilismo crônico, referindo ingestão de grande quantidade de bebida alcoólica nos últimos 5 dias. Ao exame físico apresentava-se saturando a 89%, com turgência jugular, ausculta pulmonar com múrmurio vesicular presente, porém presença de estertores bibasais, ausculta cardíaca dentro da normalidade, exame do abdome com hepatomegalia e membros inferiores com edema +2/+4. Realizado suporte clínico e solicitado eletrocargiograma, ecocardiograma (ECO), radiografia de tórax e exames laboratoriais. Ao ECO apresentava insuficiência pulmonar e em tricúspide, hipocinesia de região apical, media e basal do septo, aumento discreto de átrio esquerdo e fração de ejeção de 35%. Paciente evoluiu sem melhora do quadro, e com aumento importante de ureia e creatinina. Fez uso de carvedilol, dobutamina, furosemida, tiamina, vitamina D e ácido fólico. No 10° dia de internação hospitalar, paciente apresentava melhora clínica importante dos sintomas, e melhora da função renal. Recebeu alta hospitalar com orientações para suspensão de consumo alcoólico, prescrito carvedilol, hidralazina, nitrato, hidroclorotiazida e encaminhamento para segmento em ambulatório de cardiologia.

Resultados

(Descrito em métodos)

Conclusões/Considerações finais

A CMA é uma patologia com diagnóstico essencialmente presuntivo, que necessita de uma história de estilismo crônico e exclusão de outras causas. O tratamento disponível não difere de insuficiência cardíaca por outras patologias, exceto por incluir a abstinência total de consumo alcoólico, o que modifica prognóstico e morbimortalidade.

Palavras Chaves

Álcool, Cardiomiopatia, Insuficiência Cardíaca

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIBRAS - Tocantins - Brasil

Autores

Andressa Carvalho De Vasconcelos, Juliana Lima Costa, Gustavo Gonçalves Martins De Oliveira, Samya Di Paula Alves Ferreira Sampaio, Luís Fernando D'Albuquerque Castro