14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Guillain-Barré com apresentação clínica pouco frequente

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) consiste em um grupo de condições neuropáticas caracterizadas por fraqueza progressiva e arreflexia ou hiporreflexia. Tem mortalidade de 5% e gera sintomas permanentes em 20% dos pacientes.

Objetivos

Descrever um caso de SGB com apresentação clínica rara demonstrando a importância do diagnóstico e tratamento precoce a fim de se evitar desfechos desfavoráveis.

Delineamento/Métodos

Mulher, 46 anos, deu entrada em hospital terciário com dor severa em membros inferiores de início há 8 dias.

Resultados

Associado ao quadro, relatou parestesia de membros inferiores e superiores há 5 dias. Eupneica, semiptose palpebral bilateral, paresia facial bilateral, palato com limitação simétrica da elevação, força grau 4 em abertura de boca, flexão cervical, membros superiores e grau 2 proximal e grau 3 distal em membros inferiores. Hipoestesia tátil-dolorosa em mãos e pés, arreflexia global. Líquor com aumento de proteínas. Tomografia computadorizada de crânio sem alterações, sendo definido diagnóstico de Síndrome de Guillain-Barré. Paciente evoluiu com disfagia para sólidos, dispneia e disautonomia (sudorese e taquicardia), força muscular em membro inferior grau 2 e membro superior grau 3, incapaz de deambular e sustentar o tronco sem apoio. Apresentou episódios de dor neuropática em mãos e pés, com melhora após uso de Pré-Gabalina. Foi tratada com Imunoglobulina com melhora da disautonomia e da força em membros. Recebeu alta hospitalar conseguindo manter-se sentada e deambulando curtas distâncias com auxílio. Segue em acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

A SGB possui como principal característica fraqueza ascendente rapidamente progressiva, que atinge seu máximo em até 2 semanas. A extensão e distribuição dos sintomas varia entre os pacientes. Podem ocorrer distúrbios sensoriais, falência respiratória e necessidade de ventilação mecânica em 25%, disautonomia em 15% e fraqueza de músculos faciais em 50%. Disautonomia e dor severa são sintomas raros. A punção lombar normalmente apresenta aumento de proteínas e contagem normal de células. Eletroneuromiografia pode ser realizada em dúvida diagnóstica.
Assim, conclui-se que a SGB possui um amplo espectro de sinais e sintomas. Devido sua potencial gravidade, é relevante o conhecimento de seus sintomas menos comuns, visando seu diagnóstico precoce com o objetivo de evitar desfechos desfavoráveis.

Palavras Chaves

Guillain-Barré, diagnóstico, clínica atípica

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Alzira Velano - Minas Gerais - Brasil, Universidade José do Rosário Vellano - Minas Gerais - Brasil

Autores

Bianca Tavares De Figueiredo, Rafael Pereira Marinho, Vanessa Carvalho Do Lago, Wilson Gonçalves Silva Junior, Julie Nieri Magalhães Anzai