14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome Coronariana Aguda em paciente portadora de origem coronariana anômala

Fundamentação/Introdução

As anomalias das artérias coronárias são a 3° causa de morte súbita em jovens atletas e estima-se prevalência entre 0,3 e 1% dos indivíduos saudáveis. A origem anômala da artéria coronária esquerda no seio coronário direito é rara e pode relacionar-se à morte súbita em 59% dos casos.

Objetivos

Relatar um caso raro de coronária esquerda (descendente anterior) com origem anômala em coronária direita (CD) e discutir repercussões clínicas e riscos, além da terapêutica mais adequada. Revisão bibliográfica realizada por meio levantamento em nas bases de dados Medline, Google Acadêmico e SciELO.

Delineamento/Métodos

Paciente feminino, 56 anos, apresentou precordialgia em aperto aos médios esforços, de leve intensidade, sem irradiação, durando 3 horas. É hipertensa, diabética, dislipidêmica e obesa, em uso de furosemida, atensina, anlodipino, olmesartana, metformina e rosuvastatina.

Resultados

Realizou-se Eletrocardiograma (ECG) e exames laboratoriais que evidenciaram troponina de 0,028ng/mL e de CKMB 2,39 a 15ng/mL. Ao ECG supradesnivelamento de ST de V2 a V5 e onda T negativa em DII, DIII e avF. Realizado cineangiocoronariografia (CATE) que evidenciou artérias coronárias isentas de ateromatose e origem anômala da coronária descendente anterior, emergindo do terço proximal da CD. A angiotomografia coronariana demonstrou tronco de coronária esquerda com óstio em posição normal, originando 2 ramos: circunflexa e grande ramo marginal precoce, ambos sem placas ou estenose. Coronária direita com óstio em posição normal, sem estenose, e a coronária descendente anterior com origem em CD, com curso interarterial (entre a Pulmonar e Aorta) de curta extensão, e longa ponte miocárdica profunda proximal, no septo interventricular (35mm) emergindo no sulco interventricular médio. Devido à origem anômala de coronária, com trajeto interarterial e quadro isquêmico associado, a paciente foi encaminhada para o tratamento cirúrgico.

Conclusões/Considerações finais

O CATE e a ressonância magnética cardíaca são os exames que mais detectam origem anômala de artéria coronariana, permitindo análise tridimensional da origem, trajeto e relação com estruturas adjacentes. Há controvérsias acerca do tratamento mais apropriado. Conforme a American Heart Association ACC/AHA a terapêutica cirúrgica está indicada nos casos de origem da coronária esquerda no seio coronário direito com trajeto interarterial e nas anomalias associadas à isquemia miocárdica.

Palavras Chaves

Coronária direita, anomalia congênita, síndrome coronariana aguda, cineangiocoronariografia

Área

Clínica Médica

Autores

Murilo Luiz Louzada Brandão, Angélica Pereira de Amorim, Leonardo Santos Cardoso, Vinícius Nunes Silva, Joaquim Domingos Soares