Síndrome Coronariana Aguda em paciente portadora de origem coronariana anômala
As anomalias das artérias coronárias são a 3° causa de morte súbita em jovens atletas e estima-se prevalência entre 0,3 e 1% dos indivíduos saudáveis. A origem anômala da artéria coronária esquerda no seio coronário direito é rara e pode relacionar-se à morte súbita em 59% dos casos.
Relatar um caso raro de coronária esquerda (descendente anterior) com origem anômala em coronária direita (CD) e discutir repercussões clínicas e riscos, além da terapêutica mais adequada. Revisão bibliográfica realizada por meio levantamento em nas bases de dados Medline, Google Acadêmico e SciELO.
Paciente feminino, 56 anos, apresentou precordialgia em aperto aos médios esforços, de leve intensidade, sem irradiação, durando 3 horas. É hipertensa, diabética, dislipidêmica e obesa, em uso de furosemida, atensina, anlodipino, olmesartana, metformina e rosuvastatina.
Realizou-se Eletrocardiograma (ECG) e exames laboratoriais que evidenciaram troponina de 0,028ng/mL e de CKMB 2,39 a 15ng/mL. Ao ECG supradesnivelamento de ST de V2 a V5 e onda T negativa em DII, DIII e avF. Realizado cineangiocoronariografia (CATE) que evidenciou artérias coronárias isentas de ateromatose e origem anômala da coronária descendente anterior, emergindo do terço proximal da CD. A angiotomografia coronariana demonstrou tronco de coronária esquerda com óstio em posição normal, originando 2 ramos: circunflexa e grande ramo marginal precoce, ambos sem placas ou estenose. Coronária direita com óstio em posição normal, sem estenose, e a coronária descendente anterior com origem em CD, com curso interarterial (entre a Pulmonar e Aorta) de curta extensão, e longa ponte miocárdica profunda proximal, no septo interventricular (35mm) emergindo no sulco interventricular médio. Devido à origem anômala de coronária, com trajeto interarterial e quadro isquêmico associado, a paciente foi encaminhada para o tratamento cirúrgico.
O CATE e a ressonância magnética cardíaca são os exames que mais detectam origem anômala de artéria coronariana, permitindo análise tridimensional da origem, trajeto e relação com estruturas adjacentes. Há controvérsias acerca do tratamento mais apropriado. Conforme a American Heart Association ACC/AHA a terapêutica cirúrgica está indicada nos casos de origem da coronária esquerda no seio coronário direito com trajeto interarterial e nas anomalias associadas à isquemia miocárdica.
Coronária direita, anomalia congênita, síndrome coronariana aguda, cineangiocoronariografia
Clínica Médica
Murilo Luiz Louzada Brandão, Angélica Pereira de Amorim, Leonardo Santos Cardoso, Vinícius Nunes Silva, Joaquim Domingos Soares