14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Aumento persistente de CA19-9 induzido por hidronefrose: importância do diagnóstico diferencial.

Fundamentação/Introdução

O radioimunoensaio, CA19-9, é um teste que emprega um anticorpo monoclonal dirigido contra o produto mucinâmico de tumores para detecção de carcinomas intra-abdominais, principalmente pancreático e gastrointestinais. Possui uma sensibilidade e especificidade que variam de 70%-92% e de 68%-92%, respectivamente. Entretanto, há na literatura relato de raros casos falsos positivos, alguns deles relacionados a hidronefrose.

Objetivos

Apresentar a hidronefrose como causa de CA19-9 falso positivo.

Delineamento/Métodos

Relato de caso. Revisão de prontuário.

Resultados

Paciente de 76 anos, masculino, previamente hipertenso, diabético, dislipidêmico, em acompanhamento ambulatorial devido hidronefrose à direita. Propedêutica revelou CA19-9 persistentemente alterado, com valores de até 1.037,9 UI/mL (VR< 35UI/ml). Nesse contexto, foi submetido a extensa propedêutica para investigação de neoplasia gastrointestinal, com realização de ressonância nuclear magnética do abdome e pelve, ecoendoscopia alta, endoscopia digestiva alta, colonoscopia, tomografia computadorizada de tórax e colangiorressonância magnética, todos sem alterações sugestivas de malignidade. O paciente foi acompanhado por um período de um ano e seis meses, mantendo-se sem alteração do estado geral, sem perda ponderal importante ou anemia. Diante da ausência de evidências de neoplasia, concluiu-se com base em casos semelhantes já documentados na literatura médica, que se tratava de aumento persistente de CA19-9 secundário a hidronefrose.

Conclusões/Considerações finais

O CA19-9 pode apresentar resultados falsos positivos ao ser empregado no rastreamento de doenças malignas. Por ser expresso pelo epitélio tubular e na pelve renal, o CA19-9 pode se elevar na presença de hidronefrose. Estes pacientes devem ser monitorados com avaliação clínica criteriosa a fim de descartar seguramente doenças neoplásicas.

Palavras Chaves

Antígeno CA-19-9; Hidronefrose; Reações Falso-Positivas; Diagnóstico diferencial; Hydronephrosis; CA-19-9 Antigen; False Positive Reactions; Diagnosis, Differential.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital da Polícia Miliar - Minas Gerais - Brasil

Autores

Railander Ferreira Duarte, Leila Patrícia Muniz, Augusto Cabral Aguiar, Guilherme Grossi Lopes Cançado, Gabriel Alves Silveira