14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Paracoccidioidomicose disseminada subaguda: Evolução grave em jovem do sexo masculino com baixa adesão ao tratamento inicial

Fundamentação/Introdução

Paracocidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica endêmica, de distribuição geográfica limitada às Américas Central e Sul. Pode ter curso autolimitado, apresentar-se nas formas aguda/subaguda (juvenil) ou crônica. A PCM juvenil representa a minoria dos casos, e tem progressão clínica acelerada quando não tratada.

Objetivos

Relatar caso grave de PCM disseminada subaguda.

Delineamento/Métodos

A.V.S., 16 anos, masculino, pardo, estudante, natural de Porciúncula-RJ, procedente de Macaé-RJ, residiu por 5 anos em área rural de Petrópolis-RJ. Deu entrada no dia 11/01/16 com emagrecimento, adenomegalia difusa, lesões cutâneas e dispnéia. Relatou nódulos cervicais há 4 anos com aumento progressivo há 6 meses, quando realizou biópsia, sugestiva de PCM. Na ocasião foi prescrito Itraconazol (ITZ) 200mg/dia, com tratamento irregular. Diante da suspeita clínica de PCM disseminada com sinais de gravidade, foi internado, onde ficou por 63 dias (6 dias em UTI).

Resultados

Constatou-se adenomegalia generalizada superficial volumosa e intra abdominal, hepatoesplenomegalia, ascite, derrame pleural e pericárdico. Neste período apresentou anemia grave, leucocitose de até 32.550/mm³ (60% de eosinófilos) e hipoalbuminemia. Evoluiu com insuficiência renal aguda por Anfotericina B (Anf.B), hiponatremia, hipocalemia, necessitou de múltiplas hemotransfusões e toracostomia. Recebeu dose acumulada de 3500mg de Anf.B, associada à Sulfametoxazol-Trimetoprim (SMX-TMP). Teve alta no dia 14/03/16 em uso de ITZ 400mg/dia, com melhora clínica, e encaminhado ao ambulatório. Em 20/04/16 internou novamente apresentando febre e adenite inguinal volumosa, com drenagem espontânea de secreção purulenta. Cultura de secreção demonstrou crescimento de S. aureus, e ausência de fungos ao exame direto. Recebeu novo ciclo de Anf.B e SMX-TMP por 9 dias. Foi encaminhado para o ambulatório, em uso de SMX-TMP e ITZ. Mantém-se estável, com bom ganho ponderal e desenvolvimento, mas redução lenta das adenomegalias, que persistem até o momento.

Conclusões/Considerações finais

Relata-se caso grave disseminado de PCM juvenil, em paciente proveniente de área endêmica e com baixa adesão ao tratamento inicial. Apresentou comprometimento clínico importante, hospitalização prolongada, e apesar de terapia com associação de antifúngicos inicialmente por via endovenosa e posteriormente por via oral, a regressão das adenomegalias foi muito lenta. Ressalta-se a importância do início precoce e adesão ao tratamento.

Palavras Chaves

Paracoccidioidomicose, Micoses Sistêmicas

Área

Clínica Médica

Instituições

Fundo Municipal de Saúde de Macaé - Rio de Janeiro - Brasil, Hospital Público Municipal de Macaé - Rio de Janeiro - Brasil, Hospital São João Batista - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Camila Donaire Santos, Glaura Martha Florim Terra, Paula Goncalves Seady, Thiago Lima Souza, Rafael Mendonca de Paula