14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CRIPTOCOCOSE PULMONAR EM PACIENTE IMUNOCOMPETENTE

Fundamentação/Introdução

A criptococose é uma infecção fúngica, vista como doença oportunista em pacientes imunodeprimidos, em particular na síndrome da imunodeficiência adquirida. O pulmão é o sítio mais comum de acometimento, podendo se apresentar de forma assintomática até uma pneumonia grave. Nos indivíduos imunocompetentes, a criptococose pulmonar é rara e o conhecimento sobre a evolução natural e o tratamento ainda são limitados.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com diagnóstico de criptococose pulmonar em paciente imunocompetente.

Delineamento/Métodos

Paciente, sexo feminino, 37 anos, admitida em hospital terciário de Sobral com quadro de tosse produtiva com expectoração purulenta de grande monta associada a hemoptoicos e dispneia aos mínimos esforços. Não tabagista e sem exposição relevante. Ao exame respiratório apresentava percussão submaciça com frêmito tóraco vocal aumentado e murmúrio vesicular diminuído em hemitórax esquerdo, associado a roncos difusos bilaterais. Radiografia de tórax com consolidação heterogênea à esquerda e tomografia com extensa opacidade consolidativa heterogênea acometendo todo o lobo inferior esquerdo e segmentos lingulares do lobo superior ipsilateral, com broncograma aéreo associados a múltiplas opacidades nodulares de tamanhos variados, difusamente distribuídas em ambos os pulmões. Foi submetida a fibrobroncoscopia, sem alterações endobrônquicas com culturas do lavado broncoalveolar positivas. Indicado biópsia pulmonar que demonstrou presença de elementos fúngicos redondos e ovoides apresentando brotamento compatível com criptococose pulmonar. A sorologia para o HIV revelou-se negativa, sem outras causas de imunossupressão. A paciente iniciou tratamento com Anfotericina B desoxicolato, evoluindo com piora do quadro respiratório. Encaminhada para Unidade de Terapia Intensiva onde foi a óbito.

Resultados

Relato de Caso

Conclusões/Considerações finais

A criptococose pulmonar é uma infecção fúngica, tendo como agentes causadores o Cryptococcus neoformans e o Cryptococcus gatti, com predomínio do segundo em imunocompetentes. Clinicamente, a doença pode se manifestar desde colonização pulmonar assintomática até comprometimento de meninges e doença disseminada. O tratamento das formas pulmonares mais graves e da doença disseminada requer maior dose de anfotericina B e tratamento mais prolongado. A criptococose deve ser incluída como possível causa de pneumonia de resolução lenta a fim de evitar a demora no diagnóstico e consequentemente reduzindo a chance de desfecho fatal.

Palavras Chaves

Criptococose; Imunidade; Diagnóstico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina do Centro Universitário UNINTA - Ceará - Brasil, Hospital Regional Norte - Ceará - Brasil

Autores

Raissa Reginaldo Pinheiro, Lara Martins Rodrigues, Benedita Tatiane Gomes Liberato, Bruna Theresa de Sousa Freire, Francisco Olon Leite Junior