Padrões espaciais da epidemiologia dos acidentes motociclísticos em Foz do Iguaçu -PR, Brasil.
Os motociclistas compõem um dos grupos mais vulneráveis aos acidentes de trânsito, e estes constituem uma das principais causas de alta mortalidade e incapacidade funcional. Representa, ainda, um grande problema de saúde pública, cujas taxas têm se elevado, uma vez que, o número de acidentes de trânsito aumentam na medida em que a população possui maior acesso às motocicletas, como meio de transporte de baixo custo.
Analisar a distribuição espacial de acidentes motociclísticos atendidos em um pronto socorro municipal em Foz do Iguaçu, no ano de 2014.
Os dados sobre acidentes de motos foram obtidos junto aos arquivos médicos do Hospital Municipal de Foz do Iguaçu e no banco de dados públicos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O número absoluto de acidentes motociclísticos foram calculados segundo os 327 setores censitários do município, georreferenciados e analisados utilizando-se os programas GeoDaTM e QGis® 2.14. Os dados foram analisados quanto à associação com indicadores socioeconômicos e demográficos censitários, por meio da análise exploratória de dados espaciais e a análise de Moran global e análise de indicadores locais de associação espacial (LISA), considerando-se α = 0.05.
No período estudado, foram registrados 1326 acidentes motociclísticos, com predominância de condutores do sexo masculino (74,5%) e idade entre 15 e 30 anos (26,8%). Ocorreram, em média, 60 ocorrências por 10.000 habitantes segundo setores censitários, variando entre 0 e 98 e predominando as ocorrências de queda de moto (35,5%), seguido de colisão entre carro e moto (25,1%). Verificou-se autocorrelação espacial positiva significativa (I=0,0897; p=0,008) segundo as taxas de acidentes motociclísticos por 10.000 habitantes e local de ocorrência, demonstrando que setores censitários com altas taxas de acidentes estão rodeados por setores com altas taxas e vice-versa. Na análise bivariada de Moran Global, constatou-se correlação espacial positiva significativa entre as taxas de acidentes e as variáveis ‘domicílios alugados´ (I=0,1307, p=0,003) e correlação negativa com ‘renda per capita’ (I=-0,1471; p=0,001) e ‘moradias com 10 pessoas’ (I=-0,0706; p=0,001).
Disparidades socioeconômicas foram significativamente relevantes para a presença de mais ocorrências de acidentes motociclísticos, apontando para um grave problema social, tendo impacto direto na rede de urgência e emergência do município.
Acidentes de trânsito; Análise Espacial; Epidemiologia; Serviço Médico de Emergência.
Clínica Médica
Universidade Estadual de Maringá - Paraná - Brasil, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Paraná - Brasil
Alisson Rodrigo Belini, Naidiane Gandolfi Pavoski, Hugo Antônio Lemes Valdez, Oscar kenji Nihei, Luciano Andrade