14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Peritonite por Burkholderia cepacia em paciente em diálise peritoneal automatizada

Fundamentação/Introdução

A peritonite é uma das complicações mais frequentes em diálise peritoneal (DP), afeta substancialmente a morbimortalidade dos pacientes e é a principal causa de mudança de modalidade dialítica. Estudos mostram que 1-6% dos episódios resultam em morte. As bactérias gram-positivas são os agentes causadores mais comuns, sendo as bactérias gram-negativas raramente isoladas na avaliação microbiológica do efluente peritoneal.

Objetivos

Relatar caso de paciente em diálise peritoneal acometida por peritonite envolvendo Burkholderia cepacia

Delineamento/Métodos

Paciente ESM, 76 anos, foi admitida na Unidade Renal do hospital referência de Teófilo Otoni, em 07/02/17 com quadro de prostração, dor abdominal e turbidez de efluente. Realizava terapia renal substitutiva (DP) desde 25/07/14, histórico de doença renal crônica secundária à arteríolonefroesclerose hipertensiva, hipertensão arterial sistêmica há mais de 20 anos, tabagismo, e passado de acidente vascular cerebral com sequela motora à direita. As manifestações clínicas e os resultados dos exames laboratoriais sugeriram tratar-se de peritonite aguda. Na ocasião foi iniciado antibioticoterapia empírica baseada no protocolo de tratamento de peritonite da Unidade (cefazolina e ciprofloxacino).

Resultados

A amostra do efluente peritoneal para exame microbiológico mostrou cultura positiva para Burkholderia cepacia, sensível a sulfametoxazol-trimetoprim (SMZ+TMP), ceftazidima e meropenem. Sendo assim, a terapia foi substituída por ceftazidima. A paciente evoluiu com melhora clínica, tendo recebido alta hospitalar em 15/02/17. Um mês após o primeiro episódio, retornou com os mesmos sintomas previamente relatados tendo sido prescrito SMZ+TMP. Durante a internação a paciente evoluiu com piora clínica que motivou a retirada do cateter de Tenckoff (17/03/17) e a mudança da modalidade dialítica. A despeito da terapêutica e da retirada do cateter, a paciente evoluiu com choque séptico e óbito em 22/03/17.

Conclusões/Considerações finais

A B. cepacia é um patógeno oportunista raramente encontrado nas peritonites relacionadas à diálise peritoneal. Como apresenta resistência a muitos antibióticos comuns, as infecções por este agente são difíceis de tratar e requerem terapia prolongada além de associação de antimicrobianos. O tratamento inapropriado parece aumentar o risco de recidiva e morte. Assim, a publicação de experiências pode auxiliar a orientar o tratamento nos casos de agentes etiológicos raros.

Palavras Chaves

peritonite; diálise peritoneal; Burkholderia cepacia; terapia renal substitutiva

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federa dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Minas Gerais - Brasil

Autores

Gabriel Monteiro Moura, Vinicius Delogo Neuman Rocha, Breno Artuso Lage, Carolina Araújo Assis Curty, Renata Vitoriano Corradi Gomes