14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PREVALÊNCIA DE LESÕES EM ÓRGÃOS-ALVO EM DIABÉTICOS TIPO 2 DE MINAS GERAIS

Fundamentação/Introdução

O diabetes melito tipo 2 (DM2) é a principal causa de doenças em órgãos específicos do corpo, como olhos, coração, rins e artérias. Alguns mecanismos fisiopatológicos ainda são temas de ampla discussão, tornando, portanto, importante o estudo constante da prevalência desse tipo de lesão.

Objetivos

Analisar a prevalência de lesões em órgãos-alvo em diabéticos tipo 2 do Estado de Minas Gerais, entre os anos de 2003 e 2012.

Delineamento/Métodos

Foi realizado estudo descritivo, transversal e retrospectivo utilizando dados do Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos (HIPERDIA), do Ministério da Saúde. Foram analisadas quatro lesões características da má evolução do DM2: Infarto agudo do miocárdio (IAM); Acidente vascular cerebral (AVC); Pé diabético; Doença renal crônica (DRC). Primeiramente foi realizado levantamento das lesões registradas no Estado de Minas Gerais, entre janeiro de 2003 e dezembro de 2012. Posteriormente os dados foram tabulados através do programa SPSS 18.0. O estudo não necessitou de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa por analisar dados secundários.

Resultados

Foram encontrados 36.270 diabéticos tipo 2 no referido período e estado. O IAM acometeu 2,9% dos pacientes, gerando um total de 1087 casos. A idade mais atingida foi entre 45-64 anos e não houve discrepância significativa em relação ao gênero. O AVC acometeu 2,4% dos diabéticos, provocando 892 ocorrências. A idade de maior prevalência situou-se entre 50-64 anos. O sexo feminino apresentou superioridade, sendo responsável por 56% dos casos. O pé diabético foi registrado em 1160 pacientes, somando 3,1% do total de diabéticos. A idade de maior relevância ficou entre 50-64 anos, responsável por 41,4% dos casos. A DRC foi a lesão secundária ao DM2 mais prevalente no estado, gerando um total de 2094 registros, o que representa 5,7% do total de diabéticos. O sexo feminino foi consideravelmente mais acometido- 65,1% dos casos- e a faixa etária entre 45-64 anos foi a mais prevalente.

Conclusões/Considerações finais

A análise da prevalência de lesões em órgãos-alvo nos pacientes diabéticos mostrou que as terapias utilizadas como forma de tratamento devem ser melhoradas para que se evite a má evolução da doença. Propostas de prevenção mais efetivas devem ser aplicadas, a fim de melhorar a qualidade de vida deste indivíduos, principalmente antes dos 45 anos, uma vez que as lesões são insidiosas, com curso lento e progressivo.

Palavras Chaves

Diabéticos. Diabetes melito. Lesões em órgãos-alvo. Prevalência.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros (FIP-Moc) - Minas Gerais - Brasil

Autores

Flávio Marconiedson Nunes, Ana Clara Veloso Campos de Quadros Godinho, Thiago Araújo Magalhães, Henrique Nunes Pereira Oliva, Rodrigo Fernando Torres Melo Sotero