14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DOS PACIENTES COINFECTADOS PELA MYCOBACTERIUM TUBERCULOSIS (TB) E O VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA (HIV) EM SÃO LUÍS, MARANHÃO

Fundamentação/Introdução

A associação da TB/HIV dificulta a eliminação da tuberculose, em razão da resposta imunológica deficiente, sendo um forte fator de risco para o óbito desses pacientes. Portanto, representa desafios em escala mundial, exigindo implementação de estratégias para seu controle, considerando aspectos humanitários, econômicos e de saúde pública.

Objetivos

Descrever o perfil epidemiológico dos pacientes coinfectados por TB/HIV em São Luís, Maranhão.

Delineamento/Métodos

Foi realizado um estudo do tipo descritivo, retrospectivo e com abordagem quantitativa, através do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) a partir das notificações de tuberculose entre 2004 a 2014 no município de São Luís.

Resultados

Foram notificados 6.759 casos novos de TB durante esses 10 anos. Destes, 1661 tinham coinfecção TB/HIV. Houve predominância do sexo masculino 74,59%, 37,57%, encontrava-se entre a faixa etária de 25 a 34 anos, 25,41% não tinha nenhuma escolaridade, 63,48% era de raça/cor parda, 70,27%, com teste tuberculínico não realizado, 81,35% com forma pulmonar, baciloscopia de escarro negativa de 44,32%, cultura de escarro não realizada 89,73%, 64,32% não realizavam tratamento supervisionado e o motivo de encerramento foi por cura 63,24%.

Conclusões/Considerações finais

Os fatores associados ao desenvolvimento da TB em pacientes com HIV incluem os aspectos imunitários, fatores socioeconômicos e demográficos. O controle da tuberculose depende da melhoria dos fatores relacionados aos serviços de saúde, além de uma abordagem individualizada e a valorização das atividades educativas que propiciam informação decodificada sobre a doença e estimulam o paciente a se tratar.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade CEUMA - Maranhão - Brasil

Autores

Leticia Castro Freire, Juliana Barros Oliveira Silva, Ingredy Eylanne Monroe Carvalho, Cintia Daniele Machado de Morais, Guilherme Vidigal Fernandes da Silva