14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO E FATORES DE RISCO PARA MORTALIDADE DE PACIENTES COM NEUTROPENIA FEBRIL EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: A neutropenia febril (NF) é uma complicação frequente no manejo de pacientes com leucemias. Pacientes diagnosticados com neoplasias hematológicas, como a leucemia mieloide aguda (LMA) e linfoide aguda (LLA), são expostos durante o tratamento a substâncias citotóxicas que geram aplasia na medula óssea, possibilitando um quadro de NF.

Objetivos

Objetivos: Avaliar perfil clínico e fatores associados com mortalidade nos pacientes com neutropenia febril em tratamento para LMA e LLA.

Delineamento/Métodos

Delineamento/Métodos: Estudo retrospectivo transversal, com dados de junho de 2014 a junho de 2016. A amostra foi composta pela análise de prontuários eletrônicos de 53 pacientes que desenvolveram ou foram internados por NF, durante o período de diagnóstico de LMA ou LLA.

Resultados

Resultados: Foram avaliados 53 prontuários, sendo 54,7% do sexo masculino, com idade média de 44 ± 18,4 anos. Todos os pacientes foram categorizados como alto risco para NF. LMA foi mais frequente na amostra (75,5%). O tempo médio de internamento foi de 38,3 ± 23,7 dias e 30,18% necessitaram de terapia intensiva (UTI). Em 47,2% dos pacientes, o foco da infecção foi indeterminado, seguido por 32,1% de foco pulmonar. A mortalidade global da amostra foi de 56,6%. Nos pacientes que evoluíram para óbito houve maior média de idade (47,1 versus 39,9, p=0,166) e menor média de leucócitos/mm3 (437 versus 659, p=0,042). A mortalidade também foi mais elevada nos pacientes que desenvolveram injúria renal aguda [IRA] (84,6% versus 47,5%, p=0,02). Pacientes que receberam transfusão de hemácias também apresentaram maior frequência de óbito em relação aos que não receberam (64,3% versus 27,3, p=0,029%).

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: A mortalidade dos pacientes com NF associada a leucemias foi elevada. Houve maior mortalidade em pacientes com menores valores de neutrófilos, naqueles que receberam hemotransfusão, nos que necessitaram de UTI e nos que desenvolveram IRA.

Palavras Chaves

Neutropenia febril; Leucemia mieloide aguda; leucemia linfoide aguda;

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Maceió - Alagoas - Brasil

Autores

Anderson Feitosa Lisboa Castro, Flávio Teles de Farias Filho, Marcos Aurélio Fonseca Magalhães Filho, Gabriela Monte Tenório Taveira, Marianne Danielle de Araújo