14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PÓS OPERATORIO DE CAVERNOMA CEREBRAL: ESTUDO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Cavernoma ou angioma cerebral é uma neoformação vascular benigna do sistema nervoso central, que consistem em um aglomerado de vasos sanguíneos anormais formados por pequenas bolhas. Um dos tratamentos utilizados é o cirúrgico que podem levar a déficits motores que interferem diretamente nas atividades de vida diária

Objetivos

O objetivo deste trabalho é verificar os efeitos de um tratamento fisioterapêutico realizado na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) - Rebouças-PR, para comprovar sua eficácia. Caracteriza por ser um estudo de caso, paciente D.F, sexo masculino, 30 anos com pós-operatório de cavernoma. Foram realizados atendimentos de fisioterapia quatro vezes na semana com duração de 45 minutos no período de Março a Abril de 2017 totalizando 25 atendimentos.

Delineamento/Métodos

Os instrumentos utilizados foram: a avaliação fisioterapêutica, escalas de Barthel e Tinetti, aplicado protocolo de decanulação exercícios de fortalecimento muscular membro superiores e membros inferiores inicialmente sem carga progredindo com peso, treino de ortostatismo e equilíbrio na bola suíça e transferências do peso corporal, sentar e levantar da cadeira, treino das atividades de vida diária (AVD´s) e treino de marcha.

Resultados

Observou que as escalas de Barthel e Tinetti, apresentaram melhora no escore de independência das AVD´s com ganho de equilíbrio e marcha independente.

Conclusões/Considerações finais

Com base no presente estudo de caso, é possível concluir que as técnicas utilizadas mostraram-se eficaz para decanulação, ganho de força muscular e amplitude de movimento e demonstrou que a fisioterapia tem um papel fundamental na reabilitação, proporcionando ao paciente um retorno mais rápido ao seu lar.

Palavras Chaves

Fisioterapia, cavernoma, exercícios

Área

Clínica Médica

Autores

Lais Cabral Machado, Larissa Mazepa