14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pioderma gangrenoso em pacientes com retocolite ulcerativa

Fundamentação/Introdução

Pioderma gangrenoso é uma dermatose neutrofílica incomum. Sua principal forma de apresentação é uma pápula inflamatória ou pústula, que evolui para uma úlcera dolorosa com bordas elevadas, irregulares e inflamadas de cor violácea e centro purulento. Em mais de 50% dos casos, os pacientes apresentam comorbidades sistêmicas associadas, principalmente retocolite ulcerativa, doenças hematológicas e artrite. As lesões podem se apresentar nas formas: bolhosa, vegetante, pustular e ulcerativa.

Objetivos

Relatar o caso de duas pacientes com pioderma gangrenoso em associação com a doença inflamatória sistêmica retocolite ulcerativa.

Delineamento/Métodos

Paciente 1
Paciente feminina, 32 anos, retocolite ulcerativa há 9 anos, interna por lesões inflamadas e ulcerativas em membro inferior direito, região inguinal direita e glútea esquerda. Previamente fazia uso de azatioprina e mesalazina para controle da doença, durante a internação recebeu tratamento com azatioprina, mesalazina e corticóide, evoluindo com melhora das lesões.

Paciente 2
Paciente feminina, 59 anos, retocolite ulcerativa há 8 anos, interna por lesões pustulosas e ulcerativas em membros inferiores. Previamente fazia uso de azatioprina, mesalazina supositório e enalapril, durante a internação evoluiu com estabilização das lesões cutâneas.

Resultados

Afetando de três a dez pessoas por 1.000.000 habitantes por ano nos EUA, a etiologia do pioderma gangrenoso ainda não foi esclarecida. Contudo, sua associação, à doenças sistêmicas como doenças inflamatórias intestinais, artrite e doenças hematológicas, indica que uma disfunção do sistema imune pode contribuir para o pioderma gangrenoso. Nas doenças inflamatórias intestinais, observa-se que 5% dos pacientes com retocolite ulcerativa manifestam pioderma gangrenoso, na doença de Crohn essa porcentagem é de 0% a 1,2%. A limpeza simples da lesão com curativos assépticos em conjunto com uma terapia de corticosteroides sistêmicos é o método mais efetivo de tratamento. Recomenda-se o uso de altas doses inicias na maioria dos casos – 100-200mg/dia de prednisolona ou 60-80mg/dia de prednisona. O Infliximabe também é um medicamento que tem obtido bons resultados. Intervenção cirúrgica só é recomendada em casos de pioderma gangrenoso secundário à doenças inflamatórias intestinais com terapia medicamentosa ineficaz.

Conclusões/Considerações finais

A etiologia do pioderma gangrenoso ainda é desconhecida, porém sua associação a doença sistêmicas é evidente, e o tratamento medicamentoso mais eficaz do que cirúrgico

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Santa Isabel - Santa Catarina - Brasil

Autores

Maurício Felippi Sá Marchi, Géssica Beatriz Abbate, Graziela Peluso Alba, Juliano Coelho Ludvig