14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Medida Terapêutica de Regaste para Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo

Fundamentação/Introdução

Introdução: Em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) a frequência de Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) varia em torno de 2%. Entretanto, taxas maiores (de 20 a 40%) estão associadas a pneumonia. A pneumonia estafilocócica, a qual pode evoluir a SDRA grave, ocorre após infecção por influenza ou secundária a disseminação hematogênica. A utilização da posição prona para melhorar a oxigenação é uma alternativa para a terapêutica nos pacientes graves.

Objetivos

Objetivos: Este relato objetiva descrever um caso de SDRA grave pós pneumonia estafilocócica, em que utilizou-se a posição prona visando a melhora dos padrões ventilatórios.

Delineamento/Métodos

Descrição do caso: Homem, 59 anos, politraumatizado grave por acidente automobilístico, com óbito no local, em outubro de 2016. Realizou correção cirúrgica de fratura da sínfise púbica e do fêmur direito, seguido de alta e acompanhamento. Em abril de 2017, por soltura da fixação do fêmur, foi reintervido para colocação de prótese total de quadril a direita, sendo diagnosticado no perioperatório com osteomielite em fêmur.

Resultados

No pós operatório, exibiu sintomas gripais (coriza nasal e leve dispneia), instituindo-se medicação sintomática. Após um mês, apresentou insuficiência respiratória aguda, necessitando de intubação orotraqueal e ventilação mecânica, sendo encaminhado para UTI. Na radiografia de tórax observou-se infiltrado alveolar difuso bilateral e, frente a suspeita de pneumonia viral (influenza – H1N1), coletou-se material para swab diagnóstico e prescreveu-se oseltamivir empiricamente. Progrediu com piora clínica e do padrão de infiltração pulmonar, escalonando-se antibioticoterapia para gram positivos, na suspeita de pneumonia estafilocócica, já que a cultura do material cirúrgica revelou a presença do germe. Quadro evoluiu com SDRA grave (PaO2/FiO2 de 56), associado a injúria renal aguda, indicando-se hemodiálise. Optou-se por ventilar o paciente em posição prona e, após o início desta terapêutica, houve melhora do padrão ventilatório, seguido da retirada da sedação e do desmame da ventilação mecânica

Conclusões/Considerações finais

Considerações finais: No Brasil, cerca de 43 mil idosos morrem em decorrência da pneumonia, a qual é um fator etiológico para SDRA (mortalidade entre 34 a 60%). Naqueles com SDRA grave, a posição prona demonstra contribuir com a melhora do quadro e com a redução das taxas de mortalidade, quando usada de forma precoce.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Departamento de Terapia Intensiva do Hospital São Vicente de Paulo - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal da Fronteira Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Lilian Opelt, Natália Bender Fuhr, Júlia Goettems Passos, Sabrina Friguetto Henrich, Bruna de Oliveira