14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS: COMPREENSÃO DE MÉDICOS RESIDENTES

Fundamentação/Introdução

Introdução: Os cuidados paliativos objetivam o controle da dor física e de outras manifestações, como as de caráter espiritual e psicossocial. Essa filosofia de cuidado deve fundamentar-se no alívio dos sintomas não objetivando a cura, mas sim uma melhor qualidade de vida. Ademais, deve ser praticada baseando-se em conhecimentos relativos às diversas áreas da saúde

Objetivos

Objetivos: O objetivo desse trabalho foi investigar a compreensão de médicos residentes sobre os cuidados paliativos.

Delineamento/Métodos

Métodos: Realizou-se um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 25 médicos residentes em uma instituição hospitalar da Paraíba. A coleta do material empírico foi realizada em novembro de 2016. Os dados foram analisados de acordo com a técnica da análise de conteúdo de Bardin. Os discursos propiciaram a elaboração da categoria temática Cuidados paliativos e equipe multiprofissional: uma abordagem integral.

Resultados

Resultados: Enfatizou-se que um único profissional não conseguirá atender todas as necessidades que o cuidado integral do paciente e de sua família demanda. Para o manejo apropriado do paciente em cuidados paliativos, faz-se necessário um bom entrosamento da equipe multiprofissional, aliado ao diálogo eficaz e ao planejamento terapêutico adequado. Nesse contexto, os profissionais entrevistados concordam que o médico não deve ser o único profissional a acompanhar o paciente, sendo essencial um grupo que possa conduzir, junto ao doente e sua família, aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais. Por outro lado, o médico deve ser o ponto de partida para agregar outros membros da equipe. A visão global do enfermo é fundamental, pois torna os profissionais capazes de enxergar o paciente em suas fragilidades. Desse modo, o trabalho da equipe multidisciplinar representa um alicerce que garante ao paciente a atenção necessária diante de uma patologia sem perspectiva de cura.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O estudo possibilitou evidenciar a importância da equipe multidisciplinar no desempenho dos cuidados paliativos sendo possível garantir a devida atenção que o paciente necessita. A integração e harmonia do grupo promove aperfeiçoamento na execução do trabalho, tornando-o mais eficiente e proveitoso tanto para o paciente quanto para seus familiares.

Palavras Chaves

Palavras-chave: cuidados paliativos, qualidade de vida.

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil

Autores

Ivson José Almeida Medeiros júnior, Mônica Lorena Dias Meirelles da Cunha, Márcia Adriana Dias Meirelles Moreira, Angélica Dias Meirelles Formiga Barros, Aline Moreira Meirelles