Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS: COMPREENSÃO DE MÉDICOS RESIDENTES

Fundamentação/Introdução

Introdução: Os cuidados paliativos objetivam o controle da dor física e de outras manifestações, como as de caráter espiritual e psicossocial. Essa filosofia de cuidado deve fundamentar-se no alívio dos sintomas não objetivando a cura, mas sim uma melhor qualidade de vida. Ademais, deve ser praticada baseando-se em conhecimentos relativos às diversas áreas da saúde

Objetivos

Objetivos: O objetivo desse trabalho foi investigar a compreensão de médicos residentes sobre os cuidados paliativos.

Delineamento/Métodos

Métodos: Realizou-se um estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa. Foram entrevistados 25 médicos residentes em uma instituição hospitalar da Paraíba. A coleta do material empírico foi realizada em novembro de 2016. Os dados foram analisados de acordo com a técnica da análise de conteúdo de Bardin. Os discursos propiciaram a elaboração da categoria temática Cuidados paliativos e equipe multiprofissional: uma abordagem integral.

Resultados

Resultados: Enfatizou-se que um único profissional não conseguirá atender todas as necessidades que o cuidado integral do paciente e de sua família demanda. Para o manejo apropriado do paciente em cuidados paliativos, faz-se necessário um bom entrosamento da equipe multiprofissional, aliado ao diálogo eficaz e ao planejamento terapêutico adequado. Nesse contexto, os profissionais entrevistados concordam que o médico não deve ser o único profissional a acompanhar o paciente, sendo essencial um grupo que possa conduzir, junto ao doente e sua família, aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais. Por outro lado, o médico deve ser o ponto de partida para agregar outros membros da equipe. A visão global do enfermo é fundamental, pois torna os profissionais capazes de enxergar o paciente em suas fragilidades. Desse modo, o trabalho da equipe multidisciplinar representa um alicerce que garante ao paciente a atenção necessária diante de uma patologia sem perspectiva de cura.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O estudo possibilitou evidenciar a importância da equipe multidisciplinar no desempenho dos cuidados paliativos sendo possível garantir a devida atenção que o paciente necessita. A integração e harmonia do grupo promove aperfeiçoamento na execução do trabalho, tornando-o mais eficiente e proveitoso tanto para o paciente quanto para seus familiares.

Palavras Chaves

Palavras-chave: cuidados paliativos, qualidade de vida.

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraiba - Brasil

Autores

Ivson José Almeida Medeiros júnior, Mônica Lorena Dias Meirelles da Cunha, Márcia Adriana Dias Meirelles Moreira, Angélica Dias Meirelles Formiga Barros, Aline Moreira Meirelles

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017