Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Dermatomiosite associado a comprometimento do Trato Gastrointestinal- Relato de caso

Fundamentação/Introdução

Dermatomiosite (DM) é uma patologia do sistema conjuntivo e inflamatória cuja suas manifestações clínicas se baseiam na associação de miopatia e lesões cutâneas características. Além disso, pode haver acometimento de outros órgãos, como aparelho pulmonar, trato gastrointestinal (TGI) e cardíaco.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com diagnóstico de DM, que na ocasião apresentava-se com lesões cutâneas típicas e com comprometimento do TGI.

Delineamento/Métodos

Paciente 34 anos, sexo feminino, parda, deu entrada no hospital de referência de Araguaína-TO com queixa de dor abdominal difusa tipo cólica, há 4 dias, associada a diminuição da consistência das fezes e sangramento. Refere ser portadora de dermatomiosite, diagnosticada há 5 anos por meio de eletroneuromiografia, biopsia de deltoide e exame físico. Relata que desde então faz uso de prednisona para tratamento. Ao exame físico encontrava-se hipocorada, desidratada, com alopecia, presença de manchas eritematosas em região de colo (sinal de “xale”), lesões descamativas em região palmar, plantar e couro cabeludo, pápula eritematosa na região metacarpofalangeana esquerda (pápula de Gottron), lesões crostosas em região glútea e calcânea, manchas hipocrômicas em região abdominal, abdome plano, flácido e indolor. Foi solicitado colonoscopia, a qual demonstrou presença de ileíte erosiva leve e pancolite hemorrágica severa, sendo pedida biópsia dos tecidos lesados.

Resultados

No anatomopatológico demonstrou ausência de granulomas, ileíte erosiva moderada inespecífica e colite erosiva hemorrágica com atividade moderada/intensa inespecífica, constatando ser proveniente da doença de base da paciente. Realizado pulsoterapia com prednisolona por 3 dias. Paciente evolui com boa resposta ao tratamento instituído, com regressão dos sintomas gastrointestinais e melhoras das manifestações cutâneas.

Conclusões/Considerações finais

Na Dermatomiosite o acometimento do TGI pode ocorrer através de vasculite, pancreatite, hemorragia e perfuração, tendo como principais manifestações clínicas cólicas abdominais e disfagia. A paciente apresentou uma hemorragia digestiva, que foi confirmada essa ser uma complicação da DM, sua patologia prévia. Além disso, também teve uma lesão patognomônica, a pápula de Gottron, que está incluída nos critérios diagnósticos clássicos de Bohan e Peter.

Palavras Chaves

Dermatomiosite; Trato Gastrointestinal; Diagnóstico.

Área

Clínica Médica

Instituições

ITPAC/Fahesa - Tocantins - Brasil

Autores

Lorainny Aparecida de Alencar Veiga, Ana Barbara Feliciano Souza Santos, Juliana Lima Costa, Tássylla Caroline Ferreira Pereira, Antonio Alberto Ferrari Mendonça Neto

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017