14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Dermatomiosite associado a comprometimento do Trato Gastrointestinal- Relato de caso

Fundamentação/Introdução

Dermatomiosite (DM) é uma patologia do sistema conjuntivo e inflamatória cuja suas manifestações clínicas se baseiam na associação de miopatia e lesões cutâneas características. Além disso, pode haver acometimento de outros órgãos, como aparelho pulmonar, trato gastrointestinal (TGI) e cardíaco.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com diagnóstico de DM, que na ocasião apresentava-se com lesões cutâneas típicas e com comprometimento do TGI.

Delineamento/Métodos

Paciente 34 anos, sexo feminino, parda, deu entrada no hospital de referência de Araguaína-TO com queixa de dor abdominal difusa tipo cólica, há 4 dias, associada a diminuição da consistência das fezes e sangramento. Refere ser portadora de dermatomiosite, diagnosticada há 5 anos por meio de eletroneuromiografia, biopsia de deltoide e exame físico. Relata que desde então faz uso de prednisona para tratamento. Ao exame físico encontrava-se hipocorada, desidratada, com alopecia, presença de manchas eritematosas em região de colo (sinal de “xale”), lesões descamativas em região palmar, plantar e couro cabeludo, pápula eritematosa na região metacarpofalangeana esquerda (pápula de Gottron), lesões crostosas em região glútea e calcânea, manchas hipocrômicas em região abdominal, abdome plano, flácido e indolor. Foi solicitado colonoscopia, a qual demonstrou presença de ileíte erosiva leve e pancolite hemorrágica severa, sendo pedida biópsia dos tecidos lesados.

Resultados

No anatomopatológico demonstrou ausência de granulomas, ileíte erosiva moderada inespecífica e colite erosiva hemorrágica com atividade moderada/intensa inespecífica, constatando ser proveniente da doença de base da paciente. Realizado pulsoterapia com prednisolona por 3 dias. Paciente evolui com boa resposta ao tratamento instituído, com regressão dos sintomas gastrointestinais e melhoras das manifestações cutâneas.

Conclusões/Considerações finais

Na Dermatomiosite o acometimento do TGI pode ocorrer através de vasculite, pancreatite, hemorragia e perfuração, tendo como principais manifestações clínicas cólicas abdominais e disfagia. A paciente apresentou uma hemorragia digestiva, que foi confirmada essa ser uma complicação da DM, sua patologia prévia. Além disso, também teve uma lesão patognomônica, a pápula de Gottron, que está incluída nos critérios diagnósticos clássicos de Bohan e Peter.

Palavras Chaves

Dermatomiosite; Trato Gastrointestinal; Diagnóstico.

Área

Clínica Médica

Instituições

ITPAC/Fahesa - Tocantins - Brasil

Autores

Lorainny Aparecida de Alencar Veiga, Ana Barbara Feliciano Souza Santos, Juliana Lima Costa, Tássylla Caroline Ferreira Pereira, Antonio Alberto Ferrari Mendonça Neto