SÍNDROME DE MÉNÉTRIER : UM RELATO DE CASO
Doença de Ménétrier é uma gastropatia hiperplásica, de etiologia desconhecida, pouco frequente com predileção por adultos masculinos entre 55 - 65 anos. Associada à hipoproteinemia, hipocloridria e presença de dobras rugosas hipertróficas, sendo considerada condição pré-neoplásica para o adenocarcinoma gástrico.
Este estudo objetiva relatar o caso de um paciente de 50 anos com Doença de Ménétrier, ressaltando a importância na identificação dos sinais e sintomas sugestivos da patologia. Buscar diagnóstico precoce e tratar de forma rápida, eficaz e segura visando a melhora clinica abordada.
V.R.P, 50 anos, masculino, admitido no Hospital São José do Avaí, Itaperuna, RJ, com dor abdominal, náuseas, diarréia, astenia, anemia, associado a perda de peso. Na internação havia diagnóstico prévio de osteoartropatia hipertrófica com facieis leonina e baqueteamento digital. Ao exame físico encontrava-se em bom estado geral, hipocorado 4+/++++, desidratado, anictérico, acianótico. Na investigação laboratorial inicial foi observado hematócrito de 8,6 %, hemoglobina 3 g/dl, capacidade de fixação do ferro de 301µg/ mL, ferritina 7,9 ng/mL , transferrina de 237 mg/ dL, albumina de 2,8 g/dL e vitamina B12 de 338 pg/mL, com déficit de ferro e positividade da gastrina sérica. Endoscopia Digestiva Alta evidenciou espessamento de pregas em todo corpo gástrico com anatomopatológico positivo para Heliobacter pylori. Após revisão da lâmina com coloração específica, comprovou-se hiperplasia das células mucosas foveolares ao lado de glândulas alongadas com aparência de saca rolhas e raramente com dilatação cística, corroborando para o diagnóstico de gastropatia hipertrófica. Complementando a investigação foi realizada uma Seriografia de Esôfago, Estômago e Duodeno revelando presença de espessamento maciço das pregas mucosas com predomínio em fundo e corpo gástrico.
Com a confirmação diagnóstica, foi realizada terapêutica sintomática obtendo melhora clínica, recebeu alta hospitalar, após 18 dias de internação.
O caso em estudo foi diagnosticado após exames clínico, laboratorial, endoscópico e histopatológico, recebendo alta após 18 dias de internação com melhora clínica e laboratorial, encaminhado para tratamento ambulatorial com prescrição e orientação para erradicação do H.pylori. Dessa forma considera-se importante a busca por um diagnóstico precoce e tratamento rápido, eficaz e seguro visando a melhora clinica, bem estar e qualidade de vida do paciente.
Doença de Ménétrier, gastropatia hipertófica, hipoalbuminemia
Clínica Médica
Franciane Aparecida Marques Santos, Gersana Tatagiba Rodrigues Zambrotti, Emanuela Oliveira Gallo, Roberto Antonio Guimaraes