14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE MÉNÉTRIER : UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Doença de Ménétrier é uma gastropatia hiperplásica, de etiologia desconhecida, pouco frequente com predileção por adultos masculinos entre 55 - 65 anos. Associada à hipoproteinemia, hipocloridria e presença de dobras rugosas hipertróficas, sendo considerada condição pré-neoplásica para o adenocarcinoma gástrico.

Objetivos

Este estudo objetiva relatar o caso de um paciente de 50 anos com Doença de Ménétrier, ressaltando a importância na identificação dos sinais e sintomas sugestivos da patologia. Buscar diagnóstico precoce e tratar de forma rápida, eficaz e segura visando a melhora clinica abordada.

Delineamento/Métodos

V.R.P, 50 anos, masculino, admitido no Hospital São José do Avaí, Itaperuna, RJ, com dor abdominal, náuseas, diarréia, astenia, anemia, associado a perda de peso. Na internação havia diagnóstico prévio de osteoartropatia hipertrófica com facieis leonina e baqueteamento digital. Ao exame físico encontrava-se em bom estado geral, hipocorado 4+/++++, desidratado, anictérico, acianótico. Na investigação laboratorial inicial foi observado hematócrito de 8,6 %, hemoglobina 3 g/dl, capacidade de fixação do ferro de 301µg/ mL, ferritina 7,9 ng/mL , transferrina de 237 mg/ dL, albumina de 2,8 g/dL e vitamina B12 de 338 pg/mL, com déficit de ferro e positividade da gastrina sérica. Endoscopia Digestiva Alta evidenciou espessamento de pregas em todo corpo gástrico com anatomopatológico positivo para Heliobacter pylori. Após revisão da lâmina com coloração específica, comprovou-se hiperplasia das células mucosas foveolares ao lado de glândulas alongadas com aparência de saca rolhas e raramente com dilatação cística, corroborando para o diagnóstico de gastropatia hipertrófica. Complementando a investigação foi realizada uma Seriografia de Esôfago, Estômago e Duodeno revelando presença de espessamento maciço das pregas mucosas com predomínio em fundo e corpo gástrico.

Resultados

Com a confirmação diagnóstica, foi realizada terapêutica sintomática obtendo melhora clínica, recebeu alta hospitalar, após 18 dias de internação.

Conclusões/Considerações finais

O caso em estudo foi diagnosticado após exames clínico, laboratorial, endoscópico e histopatológico, recebendo alta após 18 dias de internação com melhora clínica e laboratorial, encaminhado para tratamento ambulatorial com prescrição e orientação para erradicação do H.pylori. Dessa forma considera-se importante a busca por um diagnóstico precoce e tratamento rápido, eficaz e seguro visando a melhora clinica, bem estar e qualidade de vida do paciente.

Palavras Chaves

Doença de Ménétrier, gastropatia hipertófica, hipoalbuminemia

Área

Clínica Médica

Autores

Franciane Aparecida Marques Santos, Gersana Tatagiba Rodrigues Zambrotti, Emanuela Oliveira Gallo, Roberto Antonio Guimaraes