14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico e epidemiológico das arboviroses em Salvador: Um estudo de vigilância para doenças febris agudas

Fundamentação/Introdução

Introdução: Desde 2015 os vírus da dengue (DENV), chikungunya (CHIKV) e Zika (ZIKV) são transmitidos nas Américas, dificultando o diagnóstico diferencial.

Objetivos

Objetivo: Estimar a frequência de infecções por DENV, CHIKV e ZIKV em pacientes com doenças febris e descrever aspectos clínico-epidemiológicos relacionados.

Delineamento/Métodos

Metodologia: Entre 07/2014-08/2016, um estudo de vigilância para doenças febris foi conduzido em uma unidade de emergência de Salvador. Os critérios de inclusão foram idade ≥6 meses e febre reportada ou temperatura ≥37,8 ºC há ≤7 dias. Dados sobre os sintomas foram coletados por entrevistas e revisões de prontuários foram realizadas para obter dados sobre suspeição diagnóstica. Amostras de sangue foram coletadas e testadas para DENV (RT-PCR, ELISA IgM e ELISA NS1), CHIKV (RT-PCR e ELISA IgM) e ZIKV (RT-PCR).

Resultados

Resultados: Dos 948 pacientes estudados, 372 (39,2%) apresentaram infecção por uma das três arboviroses. A infecção mais frequente foi pelo CHIKV (185 casos; 19,5%), seguido de DENV (98, 10,3%) e ZIKV (10; 1,1%). Adicionalmente, 79 (8,3%) co-infecções foram identificadas, 75 (7,9%) CHIKV/DENV, 3 (0,3%) DENV/ZIKV e 1 (0,1%) pelos três arbovírus. As manifestações clínicas foram semelhantes entre as três arboviroses, mas artralgia foi mais frequente nas infecções por CHIKV (89,1%) que por DENV (63,2%) e ZIKV (60,0%). Rash e prurido foram mais frequentes em ZIKV (60,0% e 60,0%, respectivamente) que em CHIKV (31,7% e 23,7%) e DENV (33,6% e 30,6%). Alguma suspeita diagnóstica foi registrada no prontuário de 190 dos pacientes confirmados, mas a suspeita só foi correta para 49 (25,7%) casos.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Os achados indicam que as arboviroses são importantes causas de doenças febris e que co-infecções são frequentes em períodos de intensa transmissão simultânea desses vírus. Embora alguns sintomas, como rash, prurido e artralgia, ajudem no diagnóstico diferencial das arboviroses, os médicos têm grande dificuldade em fazer uma correta suspeição clínica do diagnóstico.

Palavras Chaves

Palavras-chave: ARBOVISORES; DIAGNÓSTICO; CLÍNICA

Área

Clínica Médica

Autores

Viviane Cardoso Santos, Monaise Madalena Oliveira Silva, Mariana Kikuti, Laura Beatriz Tauro, Guilherme Sousa Ribeiro