14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil clínico-epidemiológico da tuberculose intestinal em pacientes do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes

Fundamentação/Introdução

A tuberculose intestinal (TI) compõe 1,54% Do total de notificações de tuberculose no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM). O local de maior frequência de acometimento é a válvula ileocecal, mas as apresentações são diversas e confundem-se, sobretudo, com as doenças inflamatórias intestinais. É comum na prática clínica pacientes recebem outro diagnóstico antes da confirmação de TI, retardando o tratamento correto.

Objetivos

Este trabalho tem por objetivo descrever as características clínicas e laboratoriais da TI na nossa população.

Delineamento/Métodos

Estudo observacional, retrospectivo, baseado em prontuário do Programa de Tuberculose do HUCAM no qual foram incluídos indivíduos com diagnóstico de tuberculose intestinal confirmado por biópsia, notificados a partir de janeiro/2009 a junho/2017. Foram avaliados idade, sexo, local de residência, apresentação clínica, radiografia de tórax, PPD, HIV, baciloscopia e cultura da biópsia.

Resultados

Dos 11 pacientes incluídos observou-se que 54,5% eram do sexo feminino, 90,9% residentes na Grande Vitória, média de idade de 47,7 anos e 18,18% infectados pelo HIV. Todos apresentavam radiografia de tórax normal. 54,4% foram submetidos ao PPD e destes apenas 1 foi não reator, os demais testes com resultado maior que 8mm. Em 27,27% dos casos foi demonstrado BAAR no histopatológico. Em 54,5% dos pacientes a biópsia foi encaminhada para baciloscopia, sendo 16,7% positivas. A cultura apresentou taxa semelhante de positividade.
No momento do diagnóstico 27,3% apresentava abdome agudo, 45,45% doença anorretal fistulizante ou estenosante e 27,3% alteração de hábito intestinal. Isso demosntra a inexistência de sintomas característicos da doença. Do total, 27,27% receberam o diagnóstico inicial de doença de Chron, sendo reavaliados após o insucesso do tratamento específico e diagnosticados com TI posteriormente.

Conclusões/Considerações finais

Concluímos que embora a tuberculose seja doença endêmica no Brasil, a forma intestinal ainda é subdiagnosticada devido a sua apresentação clínica diversa e tem como principal diagnóstico diferencial a doença de Chron. Destacamos que frente ao paciente com doença intestinal a tuberculose deve ser investigada.

Palavras Chaves

Doenças infecto-contagiosas, Tuberculose, Tuberculose extra-pulmonar, Tuberculose intestinal

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes - Espírito Santo - Brasil

Autores

Rayanne Nunes Federici, Cláudia Biasutti