14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Púrpura Trombocitopênica Imune Refratária em paciente com câncer de tireóide – Relato de caso

Fundamentação/Introdução

Introdução: A Púrpura Trombocitopênica Imune (PTI) é uma condição benigna caracterizada por deposição de anticorpos na membrana plaquetária levando a sua destruição. Não há grandes relatos sobre sua relação com o câncer de tireóide, mas esta é primordial neste caso.

Objetivos

Objetivos: Mostrar a relação da neoplasia tireoidiana com a PTI refratária.

Delineamento/Métodos

Delineamento e Métodos: Estudo de caso com revisão de prontuário.
Mulher, 60 anos, apresentando equimoses em tronco de origem súbita com plaquetopenia isolada (46100/mm³). História de uso recente de anti-inflamatórios. Hipertensa (uso de losartana e hidroclorotiazida). Solicitados exames, apresentando trombocitopenia isolada (23760/mm³), coombs direto positivo, fator antinuclear não reagente e tempo de protrombina=98,2%. Presença de mielograma hemodiluído e sem elementos estranhos a medula óssea. Iniciada corticoterapia pensando-se em PTI com 60mg/dia de prednisona sem resposta, mantendo refratariedade ao aumento da dose (120mg/dia) e associação a imunoglobulina. Há evolução com diabetes, fáscies cunshingóide e estrias violáceas em abdome. Paciente foi internada, mantendo trombocitopenia (28100/mm³), glicose de jejum=312mg/dL, desidrogenase lática=530u/L (VR:200-480) e beta-2-microglobulina=3318ng/mL (VR < 2000). Biópsia de medula óssea apresentando hipercelularidade para idade às custas das três séries, com maturação e dismegacariocitopoese discreta. Em tomografia de tórax evidenciou-se atenuação difusa e heterogênea em tireoide. Ultrassom tireoidiana mostrando 2 nódulos em lobo direito, homogêneos e regulares, o maior em terço médio com 1,1x0,5cm. Punção de lesão sugestiva de carcinoma papilífero.

Resultados

Resultados: Indicada tireoidectomia, mas, paciente com 7000/mm³ plaquetas. Realizada pulsoterapia com metilprednisolona e imunoglobulina, havendo incremento plaquetário (57000/mm³) e cirurgia sem intercorrências. Paciente tem alta após procedimento em uso de Puran 150mcg/dia, prednisona 40mg/dia e metformina 1g/dia. Anatomopatológico de peça compatível com carcinoma papilífero não invasivo. Em ambulatório, seguiu em desmame de corticoterapia e apresenta plaquetas de 203100/mm³ sem corticoide ou imunoglobulina.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: A PTI, normalmente idiopática, pode estar ligada a infecção prévia. A relação com o câncer de tireoide não está esclarecida mas tornou-se importante neste caso visto melhora significativa da trombocitopenia com a ressecção tumoral e resposta ínfima a corticoterapia e imunoglobulina.

Palavras Chaves

Palavras-chaves: Púrpura Trombocitopênica Imune. Trombocitopenia. Câncer de tireoide.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - Alagoas - Brasil

Autores

Clarita Machado de Melo Santos, Thiana Tenório Marinho, Maria Magaly Albuquerque Medeiros, Taciana Nunes Martins Dantas, Sarah de Souza Lira Gameleira