14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Manisfestações Clínicas da Artrite Gotosa: Um Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

FUNDAMENTAÇÃO/INTRODUÇÃO: A elucidação dos mecanismos fisiopatológicos e terapêuticos envolvidos na Artrite Gotosa.

Objetivos

OBJETIVOS: Promover a compreensão acerca da Artrite gotosa e sua evolução.

Delineamento/Métodos

DELINEAMENTO E MÉTODOS: Relato de Caso.

Resultados

RESULTADOS: S.P.N, 55 anos, Dona de Casa. Em uso auto instituído de femproprex há mais de cinco anos, referia dores articulares com a presença de sinais inflamatórios, especialmente em pés, joelhos, mãos e cotovelos. Nos últimos 10 anos apresentou diversos episódios de dor e inflamação em hálux direito, com melhora através do uso de chás medicinais e aspirina, recomendados por terceiros. Após aumento e persistência dos episódios de dor, S.P.N procurou atendimento médico em Unidade de Saúde da Família, realizou exames laboratoriais e de imagem, obtendo o diagnóstico de gota-úrica. Evoluiu com piora do quadro clínico, sendo encaminhado para seguimento no Serviço de Nefrologia, apresentava hipertensão associada à disfunção renal, exames laboratoriais evidenciaram Creatinina 1,7 mg/dl, Clearance de Creatinina de 45 ml/min. Foi iniciada terapêutica com três classes de anti-hipertensivos, dentre eles, Atenolol, Enalapril e Hidroclorotiazida). Após complementação de exames, resultados mostraram: Creatinina 1,7 mg/dl, Proteinúria de 0,21 a 0,75 g/ 24hs, Eletroforese de proteínas sem alterações, Dislipidemia, Ácido Úrico 6,0 a 9,0 mg/dl, ECG com sinais de sobrecarga de ventrículo esquerdo. Há cerca de 1 ano vem evoluindo com queda de estado geral, perda ponderal de cerca de 8 kg, redução do apetite e normalização da pressão arterial, ocorrendo a retirada de medicação anti-hipertensiva. Há 2 meses relatou a presença de edema de membros inferiores, tonturas. Após nova investigação laboratorial, evidenciou-se proteinúria de 5,0 g/dia, albumina sérica de 3,1 g/dl. Paciente foi internado para avaliação criteriosa.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES E CONSIDERAÇÕES FINAIS: Através de pesquisas e discussões, a elucidação do caso clínico englobou os pormenores fisiopatológicos e terapêuticos da artrite gotosa. Construindo o entendimento de que Artrite Gotosa é uma Patologia ligada ao depósito exacerbado de cristais de ácido úrico, principalmente nas articulações, causando inflamação e dor. Esse reumatismo é geralmente diagnosticado quando gera interferência nas atividades cotidianas dos pacientes, quando os mesmos procuram assistência médica, esta retardada pela automedicação com analgésicos e anti-inflamatórios promovida pelos próprios pacientes.

Palavras Chaves

Artrite gotosa; Gota; Ácido úrico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Silvanio Araujo Do Ó Filho, Rafael Almeida De Almeida, Gustavo Sarmento Bezerra, Selda Rafaela Aguiar Ribeiro Coutinho, Diego Otávio Melo Coutinho