14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

O USO DE MANEQUINS EM ATIVIDADES DA MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Fundamentação/Introdução

Atualmente, a prática da medicina demanda do profissional uma enorme acurácia para diagnosticar enfermidades em um breve intervalo de tempo. Como se sabe, muitas faculdades de medicina foram abertas nos últimos anos no Brasil, e, devido a pouca quantidade de campos de estágio disponíveis, o uso de manequins tem auxiliado na formação de médicos, visto que eles propiciam uma prática mais intensa ao reprisar diversos quadros clínicos e procedimentos importantes, bem como diminuem o nível de ansiedade dos acadêmicos em um atendimento ambulatorial.

Objetivos

O relato objetiva pontuar a importância do uso de manequins como um importante instrumento de ensino na monitoria de semiologia médica.

Delineamento/Métodos

O presente trabalho relata o tema a partir da observação dos discentes monitores de Semiologia Médica da Faculdade Santa Maria, que, a fim de tornar o processo de aprendizado mais fácil e interessante, desenvolveram simulações de atendimentos médicos ao introduzir os alunos ao modelo OSCE (exame clínico estruturado e objetivo, em inglês) durante o semestre 2016.1. Dito isso, o uso de manequins, especialmente o SAM II®, responsável pela simulação das auscultas cardíaca e pulmonar, tornou todo o ensino mais dinâmico, inteligível e acurado, visto que se poderia programar o mesmo para reproduzir sons presentes em casos clínicos que raramente seriam vistos nos estágios propiciados pela instituição ou em serviços de saúde da localidade.

Resultados

O uso do manequim foi eficiente ao contribuir com a demonstração prática de todo o conteúdo teórico apresentado pelos monitores.

Conclusões/Considerações finais

Diante do exposto, a utilização de recursos tecnológicos, particularmente de manequins, tem uma suma importância ao possibilitar a demonstração de técnicas corretas, bem como de achados físicos detectáveis em determinadas enfermidades, conhecimentos de extrema importância para a propedêutica médica, disciplina responsável pela introdução ao pensamento clínico.

Palavras Chaves

Manequins, Semiologia, Monitoria

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil, FACULDADE SANTA MARIA - Paraíba - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Paraíba - Brasil

Autores

ANTONIO VITURIANO DE ABREU NETO, PAULO SOARES DE ANDRADE FILHO, PAULO ANTONIO FARIAS LUCENA, TAIANE OLIVEIRA LIMA DE ANDRADE SILVA, LARISSA SILVA DE SIQUEIRA FIGUEIREDO